Entretenimento

Ícone entre as bonecas, Barbie comemora 60 anos de evolução

A mundialmente famosa boneca Barbie comemora seu 60º aniversário neste sábado com novas coleções, honrado exemplos da vida real e carreiras em que as mulheres continuam sendo sub-representadas.

Isso é parte da evolução da Barbie ao longo das décadas, desde que fez seu debute na Feira de Brinquedos de Nova York, em 9 de março de 1959.

Para marcar a ocasião, a produtora Mattel criou versões da Barbie com 20 mulheres inspiradoras, da estrela japonesa do tênis Naomi Osaka à modelo britânica e ativista Adwoa Aboah.

Recomendados

Veja também:
‘Doce Veruska’ se emociona com homenagem a Boechat em novela
Tata Werneck brinca com enjoos da gravidez com balde na cabeça

A empresa também produziu seis bonecas representando carreiras de astronauta, pilota, atleta, jornalista, política e bombeira, todas áreas em que a Mattel afirma que mulheres ainda são sub-representadas.

A Barbie é um ícone cultural celebrado por Andy Warhol, o Museu do Louvre, em Paris, e a música satírica de 1997 “Barbie Girl”, do grupo escandinavo Aqua, entre outros. Ela foi nomeada em homenagem à filha da sua criadora, Ruth Handler.

A Barbie teve mais de 200 carreiras, de cirurgiã a desenvolvedora de video game, desde sua estreia, quando vestiu um maiô branco e preto, com listras. Após críticas de que o seu corpo cheio de curvas promovia uma imagem não realista para jovens garotas, a Mattel adotou uma variedade maior de tons de pele, formato de corpos, bonecas com hijab e kits de ciência para deixar a Barbie mais educativa.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos