Oscar 2019: 7 fatos curiosos sobre 'Infiltrado na Klan', um dos indicados a melhor filme

Por Angela Correa
infiltrado na klan

Primeira indicação de Spike Lee ao Oscar de direção, "Infiltrado na Klan" conta a história de um policial negro que consegue investigar um grupo local da Ku Klux Klan se comunicando pelo telefone e mandando um policial branco em seu lugar quando era preciso estar no local de encontro.

Leia mais:
Crítica: Em ‘Infiltrado na Klan’, Spike Lee reconta história de policial negro que investigou KKK
A amizade real que fundamentou a história de Green Book e outros fatos sobre o filme

O filme é protagonizado por John David Washington, filho de Denzel Washington. Assim como outros indicados neste ano, conta uma história real. Ron Stallworth, o policial original, guarda até hoje em sua carteira a credencial da KKK.

Veja abaixo alguns fatos curiosos sobre o filme:

  • Os eventos reais da investigação ocorreram em 1979, mas Spike Lee decidiu centrar a história em 1972, quando a campanha de Richard Nixon foi supostamente apoiada pela Ku Klux Klan e houve o boom do cinema blaxploitation, protagonizado e dirigido por negros.
    Infiltrado na Klan Divulgação
  • Topher Grace, que interpretou o político e ex-líder da KKK David Duke, disse que ficou tão deprimido durante o filme que se dedicou a fazer coisas aleatórias. Uma delas foi editar a trilogia de "O Hobbit", dirigida por Peter Jackson, em um único filme de 2 horas. Grace não pode contar a ninguém que estava interpretando Duke.
  • Infiltrado na Klan Divulgação
  • O Duke real não soube que Ron Stallworth era negro até 2006, quando foi procurado por um jornalista do Miami Herald para contar seu lado da história.
  • Stallworth, por sua vez, diz que se arrepende por não ter tornado a investigação pública porque isso teria mostrado que Duke foi enganado por um homem negro e, talvez, sua carreira política não tivesse decolado.
  • Segundo o editor Barry Alexander Brown, não sobrou nenhuma cena do material bruto. O fato de não haver cenas deletadas é algo muito raro em Hollywood.
  • John David Washington estreou no cinema aos seis anos de idade, também dirigido por Spike Lee em "Malcolm X" (1992), protagonizado por seu pai. Denzel fez quatro filmes com Spike. John afirmou que a cena mais pesada de filmar em "Infiltrado na Klan" foi a do banquete. Ele ligou para Stallworth para perguntar como ele lidou com tamanho racismo.
Infiltrado na Klan Divulgação
  • O personagem de Adam Driver, que assume o lugar de Stallworth quando é preciso ir às reuniões da KKK, é judeu, outro grupo que era alvo deles.
Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo