Entretenimento

Mostra com obras inspiradas em São Francisco de Assis abre nesta sexta na FAAP

“La Madonna del latte”, de Cola dell’Amatrice Leo Lara/Studio Cerri

Um dos símbolos da piedade e da devoção cristã – conhecido como o santo da humildade, da alegria, da pobreza e do amor à natureza –, São Francisco de Assis (1182-1226) serve de inspiração para a mostra “São Francisco na Arte de Mestres Italianos”, que abre hoje na Faap após já ter passado por Belo Horizonte e Rio.

ANÚNCIO

Com curadoria dos italianos Giovanni Morello e Stefano Papetti, o recorte é inédito no Brasil e reúne 20 obras pertencentes aos acervos de 15 museus de sete cidades italianas. Os trabalhos são datados dos períodos renascentista e barroco e foram produzidos por gênios das artes como Perugino, Tiziano Vecellio, Guido Reni, Orazio Gentileschi, Guercino, Cigoli e Carracci.

“O objetivo da exposição é proporcionar aos visitantes brasileiros a oportunidade de conhecer a representação de São Francisco de Assis na arte por meio de uma rigorosa seleção de mestres italianos. Acredito que a mostra consegue perfeitamente ilustrar a iconografia do santo”, comenta o curador Giovanni Morello.

Recomendados

O principal destaque da coleção é a tela “San Francesco Riceve Le stimmate”, de 1570, do mestre renacentista Tiziano (1490-1570).

Pintada pelo artista veneziano em seus últimos anos de vida, a obra mede três metros de altura por quase dois de largura. “O quadro é um grande exemplo da pintura impressionista de Tiziano”, explica Papetti.

A mostra conta ainda com obras clássicas como “San Francesco Sorretto da un Angelo” (primeira metade do século 17), de Orazio Gentileschi (1563-1639); “San Francesco Confortato da un Angelo Musicante” (1607-1608), de Guido Reni (1575-1642), e “San Francesco d’Assisisi e Quattro Disciplinati” (1499), de Pietro Perugino (1446-1523).

Serviço
No Museu de Arte Brasileira da FAAP
R. Alagoas, 903, Higienópolis, tel.: 3662-7198
Abre nesta sexta-feira (15)
Segundas, quartas, quintas e sextas, das 10h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
Grátis. Até 12/4.

Tela barroca de Guercino

Tags

Últimas Notícias