Entretenimento

Saiba por que Bella Ciao cantada por coro de Natal causou polêmica na Itália

Em uma igreja na cidade de Bolonha, na Itália, a canção histórica da resistência italiana contra o fascismo, «Bella Ciao», foi entoada por um grupo de coral adulto e gerou polêmica. O vídeo da música foi compartilhado centenas de vezes nas redes sociais e dividiu opiniões.

A apresentação ocorreu no palco da igreja Santa Teresa del Bambino Gesù, e o episódio foi comentado inclusive por figuras políticas do país.

O grupo que entoou a canção era multiétnico, da própria cidade, chamado Mikrokosmos. Também estavam presentes na apresentação o «Coro ad Maiora: la bottega della voce», composto por crianças, assim como o «Bassi&co», de jovens. O diretor das apresentações foi Michele Napolitano.

Recomendados

Entre os presentes, houve quem aplaudiu, mas também quem não gostou da iniciativa: «os coristas entoaram ‘Bella Ciao’ e não me parece que faça parte de um repertório de Natal». Uma outra testemunha ficou desconcertada: «é absurdo que coloquem uma música assim na igreja».

O maestro do coro, no final da performance, fez uma alusão ao atual governo. «Nos encontramos em um momento histórico no qual se está verificando uma limitação da liberdade», afirmou. Já o padre da igreja, dom Massimo Ruggiano, pediu desculpa e disse não ter visto a programação. «Foi um erro pelo qual peço desculpa, mas foi feito sem nenhuma intenção provocativa, polêmica ou de divisão», declarou.

Para Galeazzo Bignami, político da Forza Italia, o caso «é um absurdo». Ele alegou ainda que muitos padres foram mortos pelas mãos de partesão que entoava a canção.

A música tornou-se popular fora desse contexto após entrar na trilha sonora de «La Casa de Papel», série espanhola disponível na Netflix.

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos