Entretenimento

Ziraldo é internado em estado grave no Rio

O escritor e cartunista Ziraldo está internado no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro. Ele deu entrada na unidade no início da tarde desta quarta-feira (25) após sofrer um AVC (acidente vascular cerebral) hemorrágico. Segundo informações do hospital, divulgadas na noite de ontem, o quadro de saúde de Ziraldo Alves Pinto é grave. Ele está no CTI (Centro de Terapia Intensiva). O cartunista foi socorrido pela mulher, Márcia Martins da Silva.

Ziraldo tem 85 anos e lançou a primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um autor. O mural gigante “Última Ceia”, pintado em 1967 por ele e que estava encoberto na antiga casa de show Canecão, será restaurado pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e aberto à visitação a partir de abril.

Ziraldo é também é desenhista, jornalista, cronista, chargista, pintor e dramaturgo. Ele criou a Turma do Pererê, nos anos 60, e em 1980 lançou seu maior sucesso editorial infantil: “O Menino Maluquinho”, que levou o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro e teve mais de 3 milhões de exemplares vendidos. Foi um dos fundadores do jornal “O Pasquim”, de entrevistas e humor crítico durante o regime militar.

Recomendados

O cartunista nasceu em Caratinga, Minas Gerais, em 24 de outubro de 1932. Seu nome vem da combinação dos nomes de sua mãe, Zizinha, e o do pai, Geraldo. Desde criança já mostrava talento para o desenho. Com seis anos, teve um desenho publicado no jornal “Folha de Minas”. Mudou-se para o Rio em 1958. Ele é pai da cineasta Daniela Thomas e do compositor Antonio Pinto. Em 2013, ele já havia sofrido um infarto na Alemanha.

VEJA FOTOS DO ZIRALDO

Caio Rocha /Fotoarena/Folhapress Caio Rocha /Fotoarena/Folhapress Foto: Ricardo Borges Foto: Ricardo Borges

Exposição em São Paulo
No próximo dia 12 de outubro, o Sesc Interlagos abre uma grande exposição gratuita em torno das criações dele para celebrar seus 85 anos.

“Ziraldo… de A a Zi” vai reunir mais de 500 obras pertencentes ao artista e a colaboradores, como experimentos gráficos, pinturas, cartazes, esboços e rascunhos, além de cadernos de infância do artista e rabiscos às margens de páginas.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos