Entretenimento

Festival celebra fotografia na Vila de Paranapiacaba

Paranapiacaba respira fotografia neste fim de semana. A Vila ferroviária de Santo André recebe oficinas, palestras e exposições gratuitas com o objetivo de disseminar a importância da imagem na educação de crianças, jovens e adultos. A 1ª edição do Festival de Fotografia de Paranapiacaba ocorre das 9h30 às 19h no sábado e no domingo (confira as atrações abaixo).

A Vila foi o ambiente escolhido pelos organizadores por ter uma “vocação natural” para a arte de fotografar. Idealizador e coordenador do festival, o fotógrafo e professor João Kulcsár explica que o local faz parte da trajetória dos profissionais brasileiros. “Muita gente dá os primeiros passos na fotografia em Paranapiacaba. Professores meus me levaram e eu levei meus alunos até lá. A vocação natural do ambiente faz com que a maioria dos fotógrafos aprenda fotografia no local”, disse.

Kulcsár é defensor da “alfabetização visual”. Para ele, é necessário ter uma leitura crítica sobre as imagens. “Além de ler e escrever, aprender sobre a construção da fotografia também é importante no momento de consumir política, ideologias e produtos”, afirmou.

Recomendados

Entre as mostras que estarão disponíveis para visita gratuita está a exposição “Histórias de Brinquedos”, do fotógrafo italiano Gabriele Galimberti. O artista viajou a cerca de 50 países durante dois anos registrando crianças com seus bens mais preciosos: os brinquedos. Nas imagens, a diferença entre os países fica evidente.

Outra mostra de destaque é “1968 – 50 anos de história para não esquecer”, formada por imagens do fotojornalista brasileiro Evandro Teixeira. As fotos mostram protestos e repressão durante a ditadura militar no Brasil, que vigorou entre 1964 e 1985.

Os amantes da fotografia também poderão comprar equipamentos e câmeras fotográficas em um brechó no festival. Além disso, ocorre no domingo o desafio fotográfico, concurso de fotos com tema surpresa que será divulgado no dia. É necessário se inscrever antecipadamente para participar no site.

Veja programação:

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos