Entretenimento

Livro destaca os 100 títulos essenciais da produção cinematográfica nacional

Mais um importante livro sobre a produção cinematográfica nacional ganha lançamento com o selo da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

Após apresentar seleções dos mais representativos filmes e documentários nacionais, o coletivo de autores lança agora “Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais” (Ed. Letramento), que apresenta as principais obras do gênero no Brasil.

O primeiro título é de 1917, com o curta-metragem “O Kaiser”, dirigido por Seth. O livro também reúne artigos históricos que registram os principais movimentos e personagens da centenária história da animação brasileira.

Recomendados

A relação de títulos partiu de uma lista organizada pelos associados da Abraccine e que elencou as cem principais animações brasileiras.

O primeiro lugar é de “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu, que concorreu ao Oscar de animação em 2016. Mas o principal nome do livro é o diretor gaúcho Otto Guerra, que tem quatro filmes na lista: “Até que a Sbórnia nos Separe” (2013), codirigido por Ennio Torresan Jr; “Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock’n’Roll” (2006); o curta “Novela” (1992); e o longa “Rocky & Hudson, os Caubóis Gays” (1994).

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos