Começa a Game XP, feira de videogames no Rio de Janeiro; confira programação

Por Metro Rio

Realidade aumentada. Competições de e-sports. Tecnologias diversas. Atravessar os portões do Parque Olímpico e se deparar com a “apoteose” dos jogos virtuais que é a Game XP é ter a certeza de que a cultura geek triunfou. O Metro Jornal visitou o evento, que vai desta quinta-feira (6) a domingo (9)hj, na Barra da Tijuca, e conta o que tem de bem bacana por lá.

Na entrada, um portal com músicas do universo nerd dá a dimensão do tamanho do festival. Dentro e fora das três arenas, imersão é a palavra-chave para definir as atrações. O ponto alto é experiência da realidade aumentada no jogo “The Last Squad”.

Mas engana-se quem acredita que só há atividades para quem sabe tudo de games. Do fenômeno dos smartphones “Clash Royale” ao queridinho do RPG, “League of Legends”, todos os gostos são contemplados. E é por isso que, de fato, a Game XP é muito mais do que uma simples feira.

Arenas

A primeira é a Oi Game Arena, que vai transmitir partidas de e-sports em um telão de 1.500 m2. Os visitantes poderão acompanhar torneios de “Rainbow Six”, “CS: GO”, “LoL” e “Mario Kart Deluxe”.

Já a GamePlay Arena é voltada para o público que quer jogar. Terá consoles disponíveis para jogar, e alguns deles terão prévias de games que ainda não foram lançados. Para os fãs da cultura retrô, a Gamezone traz arcades dos anos 80. Artistas — quadrinistas, ilustradores, escritores — exibirão seus trabalhos na Art Street, e tem também imersão em “Mario Kart” e “Pac-Man”.

A última arena tem como palco o Inova Stage. Os 800 m2 serão ocupados por palestras sobre gamificação e mercado de trabalho, oficinas de robótica, protótipos de tecnologia em desenvolvimento e até interação virtual com celebridades. Outro destaque é a imersão de corpo inteiro em realidade virtual na Arkave VR, onde o jogador literalmente veste o jogo.

Área externa

Até a roda gigante entrou no clima tecnológico: a 36 metros de altura, é possível interagir com o ambiente em realidade aumentada. Espalhados ao longo da área externa, diversas ativações interativas fazem o público entrar, de fato, no universo dos games. Os destaques são a pista de kart ,com temática do jogo “Crash Bandicoot”, e o circuito em tamanho real de “Clash Royale”.

Transporte

Para o acesso, o BRT e o metrô funcionarão em regime especial, com uma quantidade maior de ônibus e trens, e menor intervalo entre eles. A integração entre metrô e BRT custa R$ 6,50 e é preciso utilizar os cartões RioCard para embarcar.

Programação

  • Quinta-feira (5)
    – Abertura. Show de Altermauz dá a largada no evento, às 14h40 na Oi Game Arena.
    – Painel: Mulheres desenvolvedoras. Profissionais do ramo de desenvolvimento do softwares conversam às 17h30, no Inova Stage.
    – Desafio – PES 2019. Os visitantes poderão jogar a nova versão do PES, às 20h no GamePlay Stage.
  • Sexta-feira (6)
    – CS:Go Women. A segunda semifinal feminina do jogo acontece às 13h no GamePlay Stage.
    – Painel: Facilitando a vida de pessoas com necessidades especiais. Às 19h, no Inova Stage, público aprende sobre tecnologia e acessibilidade.
  • Sábado (7)
    – Painel: Lançamento de ‘Marvel’s Spider Man. Os fãs podem conferir o novo jogo no GamePlay Stage, às 18h.
    – Futebol e dança de Robôs. Equipe de robótica da UFRJ fará apresentação especial às 20h, no Inova Stage.
  • Domingo (8)
    – Painel: Afrogames. Grupo Afroreggae fala sobre e-sports na favela, no Inova Stage às 15h.
    – Painel: Como ‘Clash Royale’ vai dominar o mundo. No GamePlayStage, às 18h50.
Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo