Vikings: O personagem Rollo existiu na vida real?

Por Victória Bravo

Interpretado por Clive Standen, o personagem Rollo é um dos mais importantes de “Vikings”, série criada por Michael Hirst e produzida pelo canal History desde 2013.

Segundo as sagas que o retrataram, Rollo realmente existiu e era tão grande que “não conseguia montar um cavalo sem que seus pés tocassem o chão”.

Rollo foi baseado em um personagem histórico chamado Hrólf, que nasceu aproximadamente no ano 846 DC e além de Viking, governou as terras ao norte da França chamadas de Normadia – termo que deriva da antiga palavra francesa "Normanz", que significa "homem do norte".

GIF Reprodução / Giphy

Rollo participou de ataques frequentes ao longo do rio Sena e ganhou as terras de Normadia após amedrontar seus adversários e jurar defender a França dos “Homens do Norte”.

Antes de ter o poder destas terras, Rollo já havia viajado para a Escócia e para a Irlanda, onde havia liderado suas primeiras incursões como chefe nórdico.

Acredita-se que ele e seus homens podem ter se convertido ao cristianismo, e está registrado que ele foi batizado em 912; no entanto, as fontes disponíveis entram em conflito e uma delas afirma que Rollo "morreu pagão".

GIF Reprodução / Giphy

Rollo se casou com a filha do rei Charles III, e seu tataraneto “William, o Conquistador”, foi o primeiro rei normando da Inglaterra. O antigo Viking teria morrido idoso e foi enterrado na Catedral de Notre-Dame de Rouen.

Embora retratado na série como o irmão de Ragnar Lothbrok, de acordo com as sagas, Rollo não tem relação com o lendário nórdico do século XI. No entanto, ele teria origem indireta com toda a monarquia europeia e a atual família real britânica.

 

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo