Entretenimento

CCBB apresenta mostra de filmes que são protagonizados por criaturas sobrenaturais

Névoa, contraluz, música de suspense e uma câmera que vaga em desespero: o espectador já sabe que o monstro está para aparecer. No caso da mostra “Monstros no Cinema”, que abre nesta quarta-feira (5) e vai até 1º/10, no CCBB, essa sensação se repetirá ao longo de 59 sessões de 39 filmes protagonizados por criaturas sobrenaturais e (quase sempre) aterrorizantes.

A mostra gratuita apresentará desde filmes do alvorecer do cinema, nos anos 1920, até produções do ano passado, com o objetivo de mostrar que as criaturas sempre estiveram na sétima arte, desde “Golem” (1920) até “A Forma da Água” (2017).

“Os filmes de monstro continuarão a existir sempre, mas claro que produções como ‘Frankenstein’ já não assustam mais. Essa, porém, é uma indústria que sabe se renovar e que, usando o medo, sempre soube nos alertar de perigos iminentes, como o avanço (descontrolado) da ciência em ‘Frankenstein’, ou a poluição, como em ‘Godzilla’”, diz Breno Lira Gomes, curador da mostra.

Recomendados

Ele preparou uma série de sete roteiros temáticos para se acompanhar a programação, que ainda inclui dois debates: no dia 12, o curador conversa com o cineasta Marco Dutra e a pesquisadora Laura Loguercio Cánepa. No dia 28, o papo é com a crítica Flávia Guerra e o pesquisador Carlos Primati. No dia 22, ocorre ainda uma masterclass sobre o fascínio do cinema de horror.

Serviço:
No CCBB (r. Álvares Penteado, 112, Centro, tel.: 3113-3651). Todas as sessões são gratuitas.

| Divulgação | Divulgação | Divulgação | Divulgação Reprodução | Divulgação | Divulgação

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos