Entretenimento

Aretha Franklin: relembre a trajetória da dama do soul em clipes

Aretha Franklin canta em frente ao Capitólio, em Washington, durante a posse de Barack Obama como o 44º Presidente dos EUA Mark Wilson/Getty Images

A cantora Aretha Franklin morreu na manhã desta quinta-feira (16) nos Estados Unidos, aos 76 anos. Conhecida por suas performances na música soul, ela fez grande sucesso nas décadas de 1960 e 1970, tornando-se um ícone da música negra.

ANÚNCIO

Leia mais:
Rainha do soul, Aretha Franklin morre aos 76 anos
Aretha Franklin: Veja galeria de fotos da carreira da ‘rainha do soul’

Seu legado é inegável para a música contemporânea: ela influenciou muito do que hoje é o R&B contemporâneo, a soul music e o gospel. Artistas como Beyoncé, Adele e Amy Winehouse se inspiraram nas canções de Aretha. Tamanha é a importância dela que a revista Rolling Stone, especialista no ramo, a elegeu como a maior cantora de todos os tempos.

Recomendados

Relembre a trajetória de Aretha Franklin:

1. Respect

A mais famosa música de Aretha Franklin é «Respect». E mesmo a primeira versão dessa canção tendo sido gravada por Otis Redding, é na voz da dama do soul que ela realmente ganhou o mundo. Isso porque enquanto Redding fala sobre um homem que pede o respeito e o reconhecimento de uma mulher, com Aretha o papel é invertido – e isso levou a música a se tornar um dos símbolos do movimento feminista nos EUA.


2. I Say a Little Prayer

A versão de Aretha para «I Say a Little Prayer», de Dionne Warwick, foi indicada ao Grammy por Melhor Performance Vocal Pop Feminina, mas acabou perdendo para a própria Dionne, que levou o troféu para casa por «Do You Know the Way to San Jose». A faixa também é sempre lembrada por estar na trilha do filme «O Casamento do Meu Melhor Amigo» (1997). No vídeo, uma performance de 1970.


3. (You Make Me Feel Like) A Natural Woman

Outra que é sempre lembrada é «(You Make Me Feel Like) A Natural Woman», de 1967. Diversos cantores gravaram versão para a música – como Carole King e Celine Dion, por exemplo. Em 2015, ela apresentou a canção ao vivo no Prêmio Kennedy, que reconhece cinco artistas de diferentes categorias a cada ano, por sua colaboração para as artes cênicas na cultura americana.


4. Ain’t No Mountain High Enough

Mais uma canção que ficou famosa na voz de Aretha foi «Ain’t No Mountain High Enough», com Marvin Gaye. Para os fãs de cultura pop, a música está na trilha de «Guardiões da Galáxia», o filme de super-heróis intergalácticos da Marvel. No vídeo, ela faz um mash-up da canção com «Rolling in the Deep», de Adele.


5. Day Dreaming

«Day Dreaming», faixa do álbum «Young, Gifted and Black», chegou a posição número 5 da Billboard Hot 100. Alguns rumores apontavam que a música era sobre Dennis Edwards, o vocalista da banda The Temptations. Na performance a seguir, ela canta ao vivo no Park West, em Chicago, em 1985.

https://www.youtube.com/watch?v=hxDi92lgMEk

Tags

Últimas Notícias