Acusada de humilhação contra obesos, série Insatiable estreia tentando reverter críticas

Por Andrew Marido/Metro Internacional

O primeiro trailer de “Insatiable” provocou acusações de que a comédia de humor sombrio criada por Lauren Gussis seria “fat-shaming”, expressão que significa bullying contra pessoas gordas.

Na nova série, que estreia nesta sexta-feira (10) na Netflix, a protagonista Patty (Debby Ryan) sofre abuso por ser obesa, mas, após uma perda significativa de peso, ela decide se vingar de quem a atormentou.

Leia mais:
Bienal do Livro: política e filosofia guiam últimos dias do evento em São Paulo
Cassio Scapin dirige peça que explora dilemas do maestro João Carlos Martins

Mais de 200 mil pessoas assinaram uma petição on-line pedindo o cancelamento do programa antes mesmo de ele ir ao ar. Em paralelo a isso, Ryan e a coprotagonista da série, Alyssa Milano, partiram em defesa de “Insatiable”.

“Nunca quis causar dor a ninguém, e foi duro para mim perceber que o trailer fez isso”, diz Alyssa. “Mas quanto mais via [as reações] e compreendia, mais me dava conta de que esse tipo de constrangimento dói.”

Alyssa se esforça para deixar claro quão compreensiva ela é com as queixas desencadeadas pelo trailer, mas também enfatiza que essa polêmica não caracteriza “Insatiable” na íntegra.

“Esta série é sobre não julgar alguém ou algo à primeira vista. O trailer tem 1 minuto e 40 segundos extraídos de 12 horas de programa, e as pessoas julgaram imediatamente. Queremos jogar luz exatamente sobre o ato de criticar algo pela aparência”, diz ela.

“Em seu melhor momento, a arte instiga diálogo, e acho que esta série vai fazer isso. Todos os personagens passam por momentos em que não se sentem bem, e, quando assistimos a algo, evocamos nossas próprias experiências, o que pode provocar mais dor e desencadear nossos traumas”, afirma Alyssa.

A vice-presidente de programação original da Netflix, Cindy Holland, também defende a série dizendo que Gussis quis “explorar esses temas baseando-se em suas próprias experiências, mas de forma satírica”. Para ela, a mensagem do programa é que cada um deve se sentir confortável com o que é.

Veja o trailer da série:

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo