Bienal do Livro de São Paulo: crianças podem virar personagem da Turma da Mônica

Por Fred Lopes

A criançada que comparecer à 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo vai poder entrar para os gibis da Turma da Mônica. Isso mesmo: até o final da feira, no próximo domingo (12), o estande Mauricio de Sousa vai imprimir histórias em quadrinhos personalizadas, na hora.

Leia mais:
Bienal do Livro de São Paulo: ‘Perdi o nascimento da Mônica por causa do Ziraldo’, diz Mauricio de Sousa
Bienal do Livro foca na interatividade entre fãs e autores de fanfics e do app Wattpad

A novidade permite que os pequenos criem seus próprios personagens – que podem ser inspirados neles mesmos -, por meio de um dos oito totens da Fábrica de Sonhos, no estande Mauricio de Sousa. Nele, dá para escolher desde a cor da pele e o tipo de cabelo até as roupas e acessórios do novo integrante da turminha.

"O foco são as crianças, para que elas possam vivenciar essa experiência da criação de um livro digital se tornando físico", explica Maura Fogaça, coordenadora de marketing da "Dentro da História", parceira da Mauricio de Sousa Produções nesta edição da Bienal do Livro.

Davi Assef, de 3 anos, fez um personagem. "Eu gosto muito de ler. Eu também tenho um livro do Hot Wheels, do Relâmpago [McQueen]… Eu tenho um monte de livros!", disse o pequeno. Desde cedo ele foi estimulado à leitura pelo pai.

"A gente começou a ler com ele ainda no banho, quando ele tinha 3, 4 meses, e ele foi ficando cada vez mais interessado", explica Henry Assef. O filho é tão inteirado no mundo dos livros que já ganhou seu próprio canal no YouTube.

"O Davi assistia a muitos vídeos de crianças brincando, mas que não tinham um propósito educativo", explica o pai. Foi quando eles atenderam a um pedido do próprio filho e começaram as gravações. "Teve muita da própria iniciativa dele. Ele sempre gostou muito de ler, principalmente na escola. A gente tem todo tipo de coisa na internet, mas falta conteúdo para esse público. As crianças precisam ter contato com a leitura, com conteúdo saudável", diz Henry.

A impressão do gibi e mais um pôster no estande Mauricio de Sousa custa R$ 50. Caso seja feita a opção pelo pacote completo, que inclui um livro de colorir, fica por R$ 70. As impressões saem na hora. Dá para acompanhar todo o processo através das janelas de vidro do espaço.

Dá só uma olhadinha como é dentro da cabine de impressão das HQs:

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo