Entretenimento

Vikings: a personagem Lagertha existiu na vida real?

Desde o início de “Vikings”, um dos personagens que mais conquistou o coração dos fãs foi Lagertha, a «dama dos escudos», personagem interpretada pela atriz canadense Katheryn Winnick.

A série produzida pelo History Channel conta as façanhas do histórico guerreiro Viking Ragnar Lothbrok até a quarta temporada, mas Lagertha ganhou seu espaço e ficou como uma das personagens principais da produção.

No programa, ela é a primeira esposa de Ragnar e mãe de um de seus filhos, até que ele se casa com Aslaug (Alyssa Sutherland) na segunda temporada.

Recomendados

Mas vamos à dúvida que não quer calar: Lagertha realmente existiu? A personagem de Katheryn é fiel à história?

A existência de Lagertha ou Ladgerda é baseada na lenda nórdica que a descreve como uma donzela Viking da Noruega que teria vivido por volta do ano 795 AC.

Ela também é associada diversas vezes com a divindade “Norse Thorgerd” e sua história é narrada pelo historiador Saxo Grammaticus no século XII.

A mitologia nórdica e Saxo a descrevem como uma “amazona qualificada, que, apesar de ser uma empregada, teve a coragem de um homem e lutou na frente dos mais valentes com o cabelo solto sobre os ombros”.

Segundo o portal Express, o verdadeiro Ragnar tomou coragem e começou a cortejá-la. No entanto, ele foi forçado a matar um urso para que ela aceitasse sua proposta de casamento.

Segundo os relatos históricos e lendas, Lagertha e Ragnar realmente se casaram e tiveram filhos, mas o nome do herdeiro não era Bjorn (Alexander Ludwig) e sim Fridleif.

O Ragnar das histórias também se casou com uma princesa dinamarquesa, mas quando ele estava travando uma guerra civil na Dinamarca, adivinha quem apareceu? Lagertha, com 120 navios para ajudá-lo.

Após a batalha, a verdadeira Lagertha retornou à Noruega e matou seu marido, assumindo o controle de suas terras.

Saxo afirma: “(Lagertha) usurpou todo o seu nome e soberania, porque pareceu a esta presunçosa dama mais agradável governar sem o marido do que dividir o trono com ele”.

No entanto, ao contrário do programa, Lagertha e Rollo (Clive Standen) nunca teriam se conhecido, já que o verdadeiro Rollo nasceu mais tarde, no ano 860 AC.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos