Hugo é vice-campeão do MasterChef Brasil

Por Band.com.br

Segundo os jurados Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin, Hugo Merchan não venceu a quinta temporada do "MasterChef Brasil" por alguns detalhes. Na grande final, o paulista preparou um menu mostrando as influências de todas as gastronomias que aprendeu no talent show durante a sua trajetória.

De entrada, o cirurgião-dentista preparou deliciosos camarões no vapor e capuchinha servidos no caldo de tucupi. O prato principal foi um ragu de coelho com pirão de leite e brotos de agrião. Já a sobremesa foi inspirada em uma torta de maçã, com especiarias e sorvete de conhaque.

O vice-campeão da quinta temporada será premiado com R$ 1 mil por mês, durante um ano, para fazer compras com o cartão Carrefour – fora os prêmios acumulados durante sua trajetória no talent show – e uma bolsa de estudos na Le Cordon Bleu Ottawa, no Canadá.

Leia mais:
MasterChef Brasil: Maria Antonia é a grande vencedora da quinta temporada
MasterChef: Jacquin revela que vai ser pai de gêmeos durante a final; veja vídeo

A trajetória do cirurgião-dentista Hugo Merchan na quinta temporada do MasterChef Brasil não poderia ser mais conturbada. Logo na fase de duelos, o participante enfrentou o professor de francês Victor Hugo Garcia ao preparar um bolo de chocolate e foi eliminado. "Quando eu perdi, foi um baque", afirmou à época.

Porém, o programa reservava uma surpresa para o cozinheiro amador. Escolhido por Paola Carosella, ele voltou para a repescagem ainda na fase de duelos, conquistou o coração dos três jurados com um purê de espinafre e conseguiu o avental. "Sensação de missão cumprida total", garantiu.

Hugo continuou no programa apresentado pratos de desempenho médio ou garantindo a imunidade nas provas em equipe, como nas provas na Base Aérea de Santos e no Centro de Tradições Nordestinas (CTN). Ele também se destacou ao preparar a torta de pera com creme de cardamomo e crumble de noz pecan da chef Marilia Zylbersztajn.

Na prova seguinte, o cirurgião-dentista teve de enfrentar uma de suas melhores amigas na competição: Ana Luiza Amaral. Eles haviam cozinhado em dupla um prato de comida árabe, foram eleitos os piores da noite e tiveram que se enfrentar num embate. O paulista venceu a disputa continuou no MasterChef Brasil.

Alguns episódios depois, Hugo foi eliminado do talent show na prova em que precisava preparar um prato com carré de cordeiro após aula de Henrique Fogaça – desafio que, coincidentemente, foi vencido por Maria Antonia Russi. "O que estava faltando no prato é o que faltou em mim. Estava faltando segurança, estava faltando estar ali mais firme", explicou.

Mas seu retorno não tardou, já que que a repescagem foi logo em seguida e, após três rounds da Copa MasterChef, ele conseguiu o avental novamente. "Apesar de não estar muito acostumado com a culinária ou a cultura, gostei de ter representado a Espanha porque eu tenho ascendência. Vi ali uma linda cesta de frutos do mar e já pensei numa bisque, que foi o primeiro prato que eu fiz", revelou à epoca.

Com muito foco, o cirurgião-dentista voltou com muito gás: foram cinco vitórias individuais após a repescagem, contra duas antes. Além disso, conquistou uma vitória em equipe ao preparar um delicioso hambúrguer com rodela de abacaxi para 125 motoqueiros e fãs de motocross. "O abacaxi deu um toque especial para o nosso hambúrguer. Pensamos que poderia ser algo que iria surpreender o paladar de quem estivesse comendo o nosso lanche", explicou.

Seu crescimento na segunda etapa impressionou os jurados, que o salvaram da prova de eliminação na prova do Palácio Tangará devido ao seu alto desempenho. Também foi o eleito o melhor ao limpar os lagostins. O finalista se destacou na prova de ingredientes típicos e regionais brasileiros, além de ter sido escolhido como o melhor pelo chef Laurent Suaudeau ao preparar sua paupiette de pescadinha pochée, emulsão ao limão e quenele de batata.

Por fim, Hugo conquistou a vaga na final do MasterChef Brasil 2018 ao melhor reproduzir o sorvete de goiaba recheado de goiabada e gergelim, criação de Pablo Oazen, vencedor do MasterChef Profissionais 2017. "Acho que as últimas provas têm mostrado que eu sou super capaz", disse. E, como bem lembrou o chef Erick Jacquin, saiu do programa com uma sobremesa e chegou à final com outra.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo