Entretenimento

Anima Mundi abre etapa paulista com exibição de 576 produções de 40 países

Começa amanhã a etapa paulista do 26º Anima Mundi, o maior festival de animação da América Latina. Até domingo, serão exibidos 576 filmes, entre curtas e longas, que prometem fazer chorar e rir com usos criativos das mais diversas técnicas desse tipo de cinema.

As produções são exibidas em mostras competitivas e não competitivas, espalhadas por espaços como Caixa Belas Artes, CCSP, CCBB, Cinusp e Memorial da América Latina, que volta a receber o evento após a reinauguração de seu auditório, que pegou fogo em 2013.

Além de exibir filmes, o espaço vai hospedar o estúdio aberto, que funciona diariamente das 13h às 19h com oficinas gratuitas de técnicas de animação – não é preciso inscrição prévia para participar.

Recomendados

Leia mais:
Netflix garante “final à altura” para House of Cards sem Kevin Spacey
Chris Pratt e elenco de Guardiões da Galáxia pedem recontratação de James Gunn em carta

O espaço também recebe o Espaço VR Oi 360º, com apresentação de curtas interativos e em realidade virtual. O prêmio para os cineastas na disputa é importante: concorrer a uma vaga nas categorias de melhor animação no Oscar de 2019.

Um dos títulos na disputa é “Guaxuma”, uma produção franco-brasileira que resultou em uma animação com areia. “Trabalhar a areia em suas diversas formas e texturas me parecia ideal. Ela é como uma terceira personagem dessa história que se passa na praia, ela voa e se molda com o vento, é metáfora do tempo”, conta a diretora Nara Normande.

Além da competição, vale prestar atenção em mostras gratuitas, como Olho Neles!, Galeria e Futuro Animador, com 42 filmes que utilizam as linguagens da animação para experiências educativas.

Esta edição conta ainda com o Foco Espanha, dedicado a produções do país, como a série infantil “Pocoyo”, de Guilhermo García Carsí, e quatro programas batizados como Do Traço ao Pixel, com curtas que repassam a história da animação espanhola. A produtora suíça Nadasdy Films também está representada em um programa só seu.

O público vai poder conhecer também alguns dos criadores no Papo Animado. Nesta edição, participam o espanhol Samuel Orti Martí e o brasileiro Wesley Rodrigues.

Os ingressos para as sessões custam entre R$ 4 e R$ 16. A programação completa pode ser vista no site animamundi.com.br/pt.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos