100 anos de Nelson Mandela: Confira grandes frases de um dos maiores líderes do século 20

Por Victória Bravo

Nesta quarta-feira, Nelson Mandela, considerado um dos maiores heróis da luta dos negros pela igualdade, cumpriria cem anos de idade.

Chamado de “Mandela Day”, todos os anos o dia 18 de julho relembra a trajetória de “Mandiba” e sua importância pelo fim do regime racista do apartheid, que ocorreu entre 1948 e 1993.

O ganhador do prêmio Nobel da Paz morreu no dia 5 de dezembro de 2013, mas suas frases ainda inspiram muitas pessoas.

Confira alguns dos seus principais pensamentos:

“O aspecto mais perturbador da vida na prisão é o isolamento. Não há começo nem fim, apenas a sua própria mente, que às vezes engana.”

Todos os anos, o "Mandela Day", que marca o nascimento em 18 de julho de 1918 de "Madiba", o apelido do líder sul-africano, é comemorado em todo o mundo. "Atuem, inspirem-se na mudança, façam de cada dia um Dia Mandela", exorta a fundação que leva seu nome. "Mandiba" foi considerado um dos maiores heróis da luta dos negros pela igualdade de direitos no país e foi um dos principais responsáveis pelo fim do regime racista do apartheid, vigente entre 1948 e 1993. Ele morreu no dia 5 de dezembro de 2013, aos 95 anos. Entre outras distinções, recebeu em vida o prêmio Nobel da Paz. Na terça-feira (17), em um discurso em um estádio em Joanesburgo para 15 mil pessoas, o ponto alto das comemorações em homenagem a "Madiba", Barack Obama lembrou "a onda de esperança que tomou conta do mundo" depois da libertação de Mandela. O líder foi solto da prisão em 2 fevereiro de 1990, após 27 anos de prisão. Quatro anos depois, sem derramar sangue após décadas de um regime racista branco, Mandela se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul, cargo que ocupou até 1999. #mandela #africadosul #mandiba

A post shared by Bastos & Praxedes Advogados (@bastospraxedes) on

“Lutei contra a dominação branca e lutei contra a dominação negra. Porque eu promovi o ideal de uma sociedade democrática e livre na qual todas as pessoas possam viver em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal que espero viver mas, se necessário for, é um ideal para o qual estou preparado para morrer.”

#mandela

A post shared by East Village Radio (@eastvillageradio) on

“Uma das coisas mais difíceis não é mudar a sociedade; é mudar a si mesmo.”

“Ninguém nasce odiando o outro devido à cor da sua pele. As pessoas aprendem a odiar e, se elas podem aprender a odiar, elas podem ser ensinados a amar, porque o amor ocorre mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.”

Em 2002, dizia Nelson Mandela: "O acesso à água é um objetivo comum. É central nos assuntos sociais, econômicos e políticos do meu país, do nosso continente e do mundo". Hoje, a África do Sul enfrenta uma crise hídrica sem precedentes. A Cidade do Cabo pode ser tornar a primeira grande metrópole do planeta a ficar totalmente sem água. Mandela, que faria 100 anos hoje, além de ganhar o prêmio Nobel da Paz, também defendeu o desenvolvimento sustentável. Era um ativista contra a degradação ambiental e no combate às mudanças climáticas. Como todo sábio, era um homem à frente do seu tempo. Seguindo os passos de pessoas assim não há como nos desviarmos do caminho certo. #NelsonMandela #EmNomeDeQuê #Água #MelhoraEsseClima #CriseHídrica #ÁfricaDoSul #Mandela100 #Mandela #CapeTown #SouthAfrica #water #UN #Nobel

A post shared by Uma Gota No Oceano (@umagotanooceano) on

 “A bondade humana é uma chama que pode ser escondida, mas jamais extinta.”

“O esporte pode reavivar a esperança onde antes só havia desespero”.

“O que importa na vida não é o simples fato de ter vivido. A diferença que fizemos na vida dos outros que vai determinar a importância da vida que conduzimos.”

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo