Entretenimento

Documentário Dedo na Ferida traz olhar crítico de Silvio Tendler sobre o sistema financeiro

Tempos atrás, o grande ensaísta Jean-Claude Bernardet disse que o cinema brasileiro era especialmente tímido no tratamento crítico de três temas: as Forças Armadas, o sistema financeiro e a mídia. Para provar que é exceção à regra, Silvio Tendler vem agora com este documentário sintomaticamente chamado de «Dedo na Ferida», sobre o sistema financeiro.

Através de entrevistas com gente como David Harvey, Costa-Gavras e Maria José Fariñas, não deixa pedra sobre pedra. Toma partido de ideias anticapitalistas e vê a especulação como fonte dos males contemporâneos, a partir da bolha imobiliária americana que jogou o mundo todo numa crise econômica da qual ainda não saiu.

Leia mais:
Hereditário evoca clima de velório em trama que abusa do sobrenatural; veja trailer
Jeff Goldblum fala da estreia e da nostalgia no filme Jurassic World: Reino Ameaçado

Recomendados

Através dos depoimentos, mas também de imagens e material de arquivo, procura demonstrar como somos dominados pelo fluxo incontrolado do capital.

E de como a especulação caótica limitou até mesmo a autonomia dos Estados nacionais e sua capacidade de planejar. É um filme de tese, bem embasado, que assume seu lado e não tem medo de criticar o que existe de mais poderoso e intocável em nossos dias, o dogma absoluto da economia de mercado.

Veja o trailer do filme:

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos