10 momentos da carreira do escritor Philip Roth

Por Estadão Conteúdo

1 – Nascido em 19 de março de 1933, o escritor Philip Roth morreu aos 85 anos nesta terça-feira, 22 de maio. Americano escreveu mais de 30 livros, incluindo 'Patrimônio', obra que examinou a sua complexa relação com o seu pai e ganhou o National Book Critics Circle Award, e 'Pastoral Americana', de 1997, que lhe rendeu um Pulitzer. Ao longo dos anos, o escritor chegou a declarar em entrevistas que o ato de escrever era para ele 'cheio de medo, solidão e ansiedade' – 'Há alguns dias que compensa totalmente. Na minha vida, eu tive, no total, alguns meses desses dias completamente maravilhosos como escritor e isso é o suficiente'.

2 – Em foto tirada em 1960, os três ganhadores do 'National Book Award', Robert Lowell, Richard Ellmann e Philip Roth (da esquerda para direita). Roth recebeu o prêmio pelo livro 'Adeus, Columbus'. Em 1998, o escritor ganhou o Pulitzer por 'Pastoral Americana', escrito um ano antes.

3 – Em 1959, autor publica sua primeira obra, o livro de contos 'Adeus, Columbus', que vence o National Book Award um ano depois.

4 – Em 1995 vence o mesmo prêmio por 'O Teatro de Sabbath'.

5 – Em 1979 publica 'O Escritor Fantasma', primeiro romance narrado por Nathan Zuckerman, su alter ego na ficção.

6 – Em 1998, autor vence o Pulitzer por 'Pastoral Americana' (1997) e publica 'Casei com um Comunista'.

7 – Em 2011, Roth recebeu do então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a Medalha Nacional de Humanidades, em uma cerimônia realizada na Casa Branca. Um ano antes, após mais de 50 anos como escritor, ele publicou o seu último romance, intitulado 'Nemesis'.

8 – Roth recebeu do então Ministro do Exterior francês, Laurent Fabius, a medalha da 'Legion of Honor' na embaixada da França em Nova York, em 2013. Um ano antes, após uma carreira sendo um prolífico autor, Roth se aposentou.

9 – Em 2005, Roth se torna um dos poucos escritores vivos a ter a obra publicada pela prestigiosa coleção Library of America.

10 – Em 2010 publica 'Nêmesis', seu último romance, e em 2012 anuncia a decisão de parar de escrever.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo