Entretenimento

Exposição grátis em São Paulo apresenta quadrinhos da literatura negra

Uma exposição no Centro de Culturas Negras do Jabaquara, em São Paulo, está reunindo quadrinhos dedicados à cultura e à literatura negra. Institulada «Quadro Negro», ela já está aberta ao público e segue em cartaz até o dia 6 de maio, com entrada gratuita.

As obras são de autoria do ilustrador Marcelo D’Salete e buscam unir arte e protesto contra o racismo independente do período, por isso elas vão desde a escravidão até situações enfrentadas nas periferias no Brasil contemporâneo.

Leia mais:
Exposição gratuita que estreia no Sesc Pompeia reflete sobre elo entre arte e loucura
Obras de Aleijadinho são alvo de exposição no Masp

Recomendados

«quadro [do título] tem a ver tanto com a forma como os quadrinhos são dispostos, criando a narrativa a partir do movimento sequencial, como pelo quadro de giz das escolas, que pode ser visto como um espaço para a criação de algo e um ponto de partida do saber. O negro se refere à presença da história do povo negro em todas as obras», explica D’Salete.

O ilustrador reconhece sua luta no ativismo social e cita o hip-hop como uma de suas principais referências na criação de novos trabalhos. Ele acredita que as narrativas de quadrinhos estão ajudando a pensar em questões mais complexas, auxiliando no debate social.

Serviço:
No Centro de Culturas Negras do Jabaquara (r. Arsênio Tavolieri, 45, Jardim Oriental; tel.: 5011-2421). De ter. a sex., das 8h às 22h; sáb. e dom., das 8h às 18h. Grátis. Até 6/5.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos