Entretenimento

Caetano Veloso inspira espetáculo que celebra 50 anos do Balé da Cidade

Figurinos usam neon para remeter ao axé e tons lavados para lembrar Santo Amaro, cidade natal do músico homenageado Rodrigo Fonseca/Divulgação

Caetanear é abraçar um caldeirão de brasilidades que seduz de forma especial o bailarino e coreógrafo Ismael Ivo. Atual diretor artístico do Balé da Cidade de São Paulo, ele viu no compositor baiano um norte para iniciar as comemorações dos 50 anos da companhia, celebrados em 2018.

ANÚNCIO

Surgia assim “Um Jeito de Corpo – Balé da Cidade Dança Caetano”, que estreia nesta quinta-feira (15) no Theatro Municipal, com assinatura de Morena Nascimento. Coreógrafa e bailarina premiada, a mineira tem no currículo passagem pelo Tanztheater Wuppertal, grupo conduzido por Pina Bausch (1940-2009) que já incorporou, inclusive, músicas de Caetano Veloso à trilha sonora de suas criações.

Leia mais:
Alicia Vikander herda papel de Jolie e encarna Lara Croft em Tomb Raider: A Origem
Nicolas Cage como Superman? Ator vai dublar o herói da DC em filme animado

Recomendados

“Falamos de Caetano do nosso jeito. O espetáculo não é um retrato ou uma biografia, nem tenta seguir uma linha do tempo. Ele tem uma liberdade poética muito grande”, explica Morena.

O próprio repertório gestual do artista inspirou os movimentos. “Ele é um dançarino mesmo não dançando. O jeito dele de falar dança com as palavras. Foi um processo meio antropofágico, de querer comer e assimilar essa gestualidade.”

Segundo ela, a seleção das faixas foi dura, mas intuitiva. “Escolhi músicas que convidam o corpo a dançar não só a partir dos aspectos rítmicos, mas poéticos”, diz a coreógrafa.
Ismael está animado com a proposta. “Apostei no potencial de reinvenção e na poética do Caetano Veloso. Ele atinge nossa alma com sua capacidade de criar novas interpretações de palavras que traduzem o que nós somos e, assim, reinterpretam nossa própria vida.”

A temporada de 50 anos terá mais três programas. Em julho, o grupo dança obras de Alessandro Pereira, Itzik Galili e Chris Haring. Em setembro, é a vez de uma versão de Ismael Ivo para “A Sagração da Primavera”. Novas sessões de “Um Jeito de Corpo” fecham 2018 em dezembro.

Serviço:
No Theatro Municipal (pça. Ramos de Azevedo, s/n, Centro, tel.: 3053-2090). Estreia hoje. De qui. a dom., às 20h (dia 18 às 18h). De R$ 20 a R$ 80. Até 25/3.

Tags

Últimas Notícias