10 filmes sobre mulheres fortes e inspiradoras para assistir neste 8 de março

Por Metro Jornal

O Dia Internacional da Mulher é uma data criada para todos nós refletirmos, enquanto sociedade, sobre o importante papel das mulheres e a luta pela igualdade de gênero.

O cinema é uma das plataformas que mais tem conseguido mostrar alguns exemplos de mulheres fortes, reais ou fictícias, que merecem ser conhecidos ou relembrados.

Leia mais:
Bares e restaurantes fazem promoções no Dia da Mulher; veja lista
Mulheres ganham 50% de desconto em livros na Saraiva no dia 8 de março

Pensando nisso, montamos uma lista com 10 filmes sobre mulheres inspiradoras.

Dá uma olhada e escolha quais você vai ver no dia 8 de março:

"Bonequinha de Luxo" (1961)
A jovem Holly Golightly (Audrey Hepburn) vive a vida como quer e toma seus cafés da manhã em frente à famosa joalheria Tiffany's, sonhando em casar-se com um milionário para resolver seus problemas. Só que seus planos mudam quando ela conhece Paul Varjak (George Peppard), um jovem escritor que é sustentado pela amante mais velha e busca se libertar.

"Flashdance" (1983)
Alex Owens (Jennifer Beals) trabalha durante o dia como soldadora em uma usina de aço e dança em um bar à noite. Quando ela descobre que seu chefe Nick Hurley (Michael Nouri) gosta dela e apoia sua carreira, ela enfrenta seus medos e faz de tudo para tentar ser aceita em um famoso conservatório de dança americano.

"Thelma & Louise" (1991)
No Arkansas, a dona de casa Thelma (Geena Davis) e a garçonete Louise (Susan Sarandon) resolvem fazer uma viagem para fugir da rotina e de suas vidas entediantes. Quando param num bar, elas matam um estuprador e fogem, com destino ao México, mas são perseguidas pela polícia e decidem arriscar tudo.

"Mulan" (1998)
Com medo de ver seu pai doente ser convocado para servir o exército chinês, a jovem Mulan (Ming-Na Wen) se disfarça de homem e assume seu lugar. Acompanhada de seu dragão Mushu (Eddie Murphy), ela descobre sua força e ajuda seus colegas no combate à invasão Hun. No meio da jornada, acaba se apaixonando por um charmoso capitão.

"Orgulho e Preconceito" (2005)
Na Inglaterra de 1797, as cinco irmãs da família Bennet – Elizabeth (Keira Knightley), Jane (Rosamund Pike), Lydia (Jena Malone), Mary (Talulah Riley) e Kitty (Carey Mulligan) – vivem conforme a criação da mãe (Brenda Blethyn): em busca de maridos que cuidem delas. Só que Elizabeth não tem essa intenção e é apoiada pelo pai (Donald Sutherland). A chegada de um novo vizinho, porém, vai agitar a rotina das irmãs, inclusive a de Elizabeth, que conhece o esnobe sr. Darcy (Matthew Macfadyen).

"Preciosa – Uma História de Esperança" (2009)
Claireece "Preciosa" Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que foi violentada pelo pai (Rodney Jackson) e abusada pela mãe (Mo'Nique). Por conta disso, ela cresce no bairro do Harlem, em Nova York, sem qualquer tipo de amor. Ela já tem um filho portador de síndrome de Down e quando engravida pela segunda vez, é suspensa da escola. Desgostosa com a vida, ela é ajudada pela sra. Lichtenstein (Nealla Gordon), que a coloca em uma escola alternativa que a faz se refugiar em sua imaginação.

"A Dama de Ferro" (2011)
A britânica Margaret Thatcher (Meryl Streep) precisou enfrentar muitos preconceitos quando assumiu a função de primeira-ministra do Reino Unido em um mundo até então dominado por homens. Durante seu mandato, a líder política tomou decisões complexas com o objetivo de ajudar seu país a se recuperar, mas seu grande desafio foi quando o Reino Unido entrou em conflito com a Argentina na polêmica Guerra das Malvinas.

"Jogos Vorazes" (2012)
Em um futuro distópico, as pessoas são controladas por um regime totalitário e vivem em 12 distritos diferentes que anualmente precisam se enfrentar em uma sangrenta competição. Para salvar sua irmã caçula, a jovem Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) se oferece como voluntária para representar seu distrito ao lado de Peeta Melark (Josh Hutcherson). Só que ela vai desafiar não apenas os outros oponentes, mas também o sistema dominante, abrindo os olhos do povo que sofre calado.

"As Sufragistas" (2015)
No início do século 20, as mulheres ainda não têm direito ao voto no Reino Unido. Para tentar mudar essa situação, um grupo militante decide reagir para chamar a atenção dos políticos locais à causa. A jovem Maud Watts (Carey Mulligan) passa a cooperar com as novas feministas, mas precisa enfrentar a opressão da polícia e dos próprios familiares.

"Estrelas Além do Tempo" (2017)
Durante a disputa pela corrida espacial com a União Soviética, a sociedade norte-americana lida com uma profunda cisão racial, entre brancos e negros. Dentro da Nasa, a situação é semelhante fazendo com que funcionárias negras muito talentosas sejam vítimas de preconceito por parte de seus colegas. As amigas Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe) estão entre aquelas que lutam para provar sua competência dia após dia.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo