Entretenimento

Caixa Belas Artes faz Noitão com filmes de sucesso que não levaram o Oscar

Nesta temporada pré-Oscar, o Belas Artes teve a sacada de fazer um Noitão com filmes que colecionaram prêmios, menos o da Academia. Se até o assim considerado melhor filme de todos os tempos – «Cidadão Kane», de Orson Welles – foi ignorado, o que esperar, depois disso?

Os títulos desta sexta-feira (23) – e ainda tem o filme surpresa – são quatro que concorreram e não levaram. Francis Ford Coppola ganhou a Palma de Ouro por seu épico (ou ópera?) sobre a Guerra do Vietnã, «Apocalypse Now». Só a cena do ataque de helicópteros ao som da «Cavalgada das Valquírias» já valeria o Oscar. Ganhou fotografia (Vittorio Storaro).

Leia mais:
Oscar 2018: Gal Gadot, Zendaya e Lin-Manuel Miranda serão apresentadores do prêmio
O Senhor dos Anéis: série inspirada no filme começará a ser produzida em 2019

Recomendados

«Sociedade dos Poetas Mortos», de Peter Weir, ganhou a estatueta de roteiro (Tom Schulman). Virou cult, mas, na época, os críticos diziam que banalizava a poesia.

«Um Sonho de Liberdade», de Frank Darabont, concorreu a melhor filme. Perdeu, claro – é um Noitão de perdedores. Hoje têm status de obra-prima.

E «Janela Indiscreta»? Um grande Alfred Hitchcock, que foi referência para o Blow-Up de Michelangelo Antonioni.

Um Noitão de arromba. E dane-se o Oscar.

Serviço:
No Caixa Belas Artes (r. da Consolação, 2.423, Consolação; tel.: 2894-5781). R$ 32 (direito a três filmes, exibidos em sequência).

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos