Entretenimento

Turma da Mônica: graphic novel Lembranças fecha trilogia dos irmãos Cafaggi

Os irmãos mineiros Vitor e Lu Cafaggi entraram em um turbilhão quando aceitaram fazer a primeira graphic novel em torno da Turma da Mônica no projeto que convida quadrinistas independentes a recriarem os personagens de Mauricio de Sousa.

Leia mais:
Mauricio de Sousa apresenta personagem negra na Turma da Mônica e empolga fãs
Série da Turma da Mônica estreia na TV Cultura

De lá para cá, eles publicaram “Laços” (2013) – que este ano vai virar um filme dirigido por Daniel Rezende (“Bingo») – e uma continuação, “Lições” (2015). Seus projetos individuais ganharam notoriedade e eles passaram a reunir longas filas de autógrafos em feiras de quadrinhos pelo país. “Lembranças”, que acaba de ser publicada, encerra a trilogia imaginada pela dupla.

Recomendados

«Encontramos os personagens como foram deixados na trama anterior. Cebolinha, Cascão e Magali dividem a mesma escola, enquanto Mônica estuda em outro colégio. A distância provoca um afastamento que coloca a amizade dos quatro à prova, especialmente quando a dentucinha não é convidada para o aniversário de Carminha.

Com a missão de entrar na festa a todo custo, Mônica se alia a Cebolinha em troca de ajuda para reconstruir o clubinho, destruído por uma tempestade. Juntos, eles também combatem valentões que passam a atormentar os garotos.

Não há nada de inovador em “Lembranças”, e talvez essa seja sua graça. É delicioso perceber o quanto os irmãos Cafaggi entendem do universo criado por Mauricio. É possível ver todas as falas na boca dos personagens originais.

O diferencial é a forma de narrar, com os quadros belamente ilustrados por Vitor, responsável pelas ações do presente, e Lu, que desenha cenas de flashback cheias de fofura. O timing dos recortes é realmente cinematográfico e eficiente ao evocar ora humor, ora ação, ora ternura.

A história também retoma a aposta em referências oitentistas feitas para agradar os mais nostálgicos.

Mais que uma aventura da turma, “Lembranças” é uma coletânea de crônicas que poderiam fazer parte da infância de qualquer um, e esse poder de identificação com o leitor torna a história irresistível.

 

 

 

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos