Entretenimento

Rascunho de Mona Lisa nua pode ser obra de Leonardo Da Vinci

O rascunho de um mulher nua, em um desenho feito a carvão entre os anos de 1485 e 1538, está intrigando os cientistas franceses. Segundo eles, a peça pode ser um esboço da célebre pintura da «Mona Lisa», criada por Leonardo da Vinci.

Batizada de «Monna Vanna», a peça pertence desde 1862 à coleção de arte renascentista do Museu Condé, localizado no Palácio de Chantilly em Paris.

Leia mais:
Em Pinheiros, artes de rua reimaginam a cidade
Em São Paulo, festival destaca artistas veteranos

Recomendados

Ao repararem nas semelhanças entre os desenhos, alguns cientistas fizeram testes e apontaram que o esboço é «pelo menos em parte» de autoria de Da Vinci. Isso porque as mãos e a posição do corpo entre o rascunho e a famosa pintura são praticamente iguais, além de terem quase o mesmo tamanho.

A figura da mulher nua apresenta alguns pequenos buracos, o que sugere que ela pode ter sido usada para verificar seu formato em uma tela.

Mais de 10 especialistas estão examinando o desenho, realizando diversos métodos científicos para comprovar sua autoria. O objetivo deles é averiguar se o esboço foi feito antes ou depois que «Mona Lisa» foi pintada, em 1503.

A própria pintura «original» tem sua musa inspiradora como uma incógnita. Muitos estudos atribuem que ela seria Lisa Gherardini, mas há diversas teorias sobre quem teria inspirado o gênio italiano.

Confira:

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos