Entretenimento

Último filme de Hayao Miyazaki, ‘Vidas ao Vento’ estreia no cinema

Personagem Jiro Horikoshi é inspirado no engenheiro aeronáutico responsável pela criação do caça Mitsubishi A6M Zero, usado na Segunda Guerra | Divulgação

Hayao Miyazaki se transformou em um dos maiores ícones da animação do Japão com seus filmes repletos de poesia e fantasia, em que os personagens enfrentam sonhos duros, mas ternos.

“Vidas ao Vento”, que estreia nesta sexta-feira, diminui sensivelmente essa carga onírica. É como se Miyazaki quisesse abraçar um certo realismo neste que foi anunciado como seu último filme. O resultado torna a produção uma grande vitrine de desencanto e desalento.

Recomendados

Para o longa, que teve sua première no último Festival de Veneza, o animador resolveu se inspirar na história real de Jiro Horikoshi, engenheiro aeronáutico responsável pelo caça Mitsubishi A6M Zero, usado no ataque do Japão a Pearl Harbor na Segunda Guerra Mundial.

O filme mostra o personagem desde a infância e sua busca pelo desenho perfeito para um avião. Quando começa a trabalhar no setor, ele se depara com as dificuldades de não ter equipamentos de ponta para levar suas ideias a cabo. Ainda assim, inspirado pelo designer italiano Giovanni Caproni, Jiro não desanima.

No meio do caminho aparece uma história de amor improvável e impossível que será definitiva para fazê-lo alcançar seu objetivo.

Jiro falha repetidas vezes até desenvolver o Zero e insiste na tarefa mesmo sob perseguição da polícia secreta, que teme o envolvimento dele com o governo alemão.

O que ele quer é realizar algo o mais belo possível dentro de sua área. Quando consegue, vê a máquina transformada no seu avesso: a beleza dá lugar ao horror.

É sintomático que este seja o derradeiro projeto de Miyazaki. É como se, após mais de 40 décadas de carreira, ele questionasse o valor da própria obra, que tem pérolas como “Porco Rosso” (1992) e “A Viagem de Chihiro” (2001).

Dublado em inglês por nomes como Joseph Gordon-Levitt e Emily Blunt, o filme chega ao Brasil com áudio em japonês e legendas em português.

Oscar 2014 – Indicado a melhor

• Animação

Assista o trailer:

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos