Maestro Letieres Leite comanda o espetáculo ‘Goma-Laca’

Por Tercio Braga
Maestro Letieres Leite durante show em Salvador | Paulo Borgia/Metro jornal Maestro Letieres Leite durante show em Salvador | Paulo Borgia/Metro jornal

Elsie Houston, Almirante, Vanja Orico, Stefana de Macedo. Esses nomes podem não ser tão conhecidos do grande público, mas são personalidades importantes da música brasileira que serão homenageadas amanhã e domingo, no Sesc Vila Mariana, no projeto “Goma-Laca”.

A concepção é de Biancamaria Binazzi e Ronaldo Evangelista, que convidaram o maestro baiano Letieres Leite para uma investigação dos primeiros registros da música afrobrasileira gravados em discos de 78 rotações, originalmente feitos de cera de carnaúba e goma-laca, entre 1909 e 1933. No material foram encontrados emboladas, cocos, jongos, maracatus e canções classificadas na época como macumba e candomblé.

Para os shows, Leite escalou os cantores Juçara Marçal, Russo Passapusso, Karina Buhr e Lucas Santtana para reinventar as tradicionais canções. Junto deles, os músicos Gabi Guedes (Orkestra Rumpilezz), Serginho Machado (Metá Metá), Marcos Paiva (sexteto MP6) e o pianista Hercules Gomes cuidam dos instrumentos.

 

 

servico-show-200

 

 

 

 

 

.


Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo