Ethan Miller/Getty Images
O diretor Joss Whedon não se importa em ter muito trabalho, principalmente quando é para realizar o desejo de criar a sua versão cinematográfica de uma das peças de Shakespeare. Filmado ao longo de doze dias em sua casa, imediatamente após finalizar “Os Vingadores”, Whedon aparece com a comédia “Muito Barulho por Nada”, que estreia hoje nos cinemas.
Quanto tempo levou para colocar a ideia em prática?
Recomendados
As duras sequelas que Kate Middleton enfrentará em seu tratamento
Esta é a minissérie sobrenatural de 8 episódios na Netflix que todos estão falando agora
O novo álbum de Shakira quebrou recordes e se tornou o mais reproduzido até agora em 2024
Eu sonhava fazer algo assim há décadas. Sempre pensei que era essa peça que eu gostaria de filmar, mas nunca me senti como se tivesse algo a dizer sobre o texto. E então, em algum ponto bem no final de “Os Vingadores”, tudo mudou. Em um momento pensei: “Oh, sei exatamente o que eu tenho a dizer sobre isso e como eu gostaria de fazer.” Eu tinha uma semana de férias e aproveitei.
Como foi esse momento?
Eu me entreguei à escuridão da peça. Há uma enorme quantidade de decepção e drama, e realmente alguns caminhos são terríveis para alguns personagens, mas ao mesmo tempo há uma grande comédia absurda. Tudo começou a fazer sentido, principalmente ligando às situações desagradáveis – a ideia de um casal que é trapaceado por não se amar, e outro que quer ficar junto, mas é impedido.
Há um sentido de exibicionismo em usar sua própria casa como um set?
Bem, você sabe, este não é um lugar palaciano. A casa foi projetada por minha esposa, que é arquiteta, e não é como aquelas mansões cheias de pilares. Nós queríamos nos sentir em casa e ao mesmo tempo como esses caras que curtem a vida.
Por que você escolheu filmar em preto e branco?
Parte disso é porque eu queria dar um clima de anos 1960, com todos bêbados o tempo todo. E algumas das decisões nesse filme só poderiam ser feitas muito bêbado. Então, nós queríamos dar um pouco dessa sensação “old-fashioned”. Na parte técnica, também significou que nós poderíamos filmar usando luz artificial quando estivesse escuro e não nos preocuparmos se ficaria diferente.