Entretenimento

Meio século de Zé do Caixão

André Porto/ Metro
José Mojica Marins | André Porto/ Metro

ANÚNCIO

Edição especial com nove DVDs celebra os 50 anos do personagem emblemático de José Mojica Marins. «Ele apareceu pra mim durante um pesadelo em 1963. Sonhei que estava sendo arrastado para uma cova por um homem todo de preto”. José Mojica Marins, 77, não se cansa de contar como, em uma noite, surgiu-lhe o personagem Zé do Caixão, um perfeito exemplo da fusão entre criador e criatura, que completa agora 50 anos de sua primeira aparição no filme “À Meia-Noite Levarei sua Alma”.

Fumando um cigarro atrás do outro, Mojica conversou com o Metro sobre o personagem, protagonista da “Coleção Zé do Caixão”, caixa com nove dos principais filmes lançados pelo cineasta que celebra meio século do coveiro macabro que tem como nome de batismo Josefel Zanatas.

Recomendados

Ele é o elo central de longas como “Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver” (1967) e “Ritual dos Sádicos (O Despertar da Besta)” (1970). “Na época em que o criei esperava que fizesse sucesso, mas não tanto assim”, recorda.

Autor de 33 longas, quatro médias e cerca de 70 curtas, Mojica participa no fim do ano de uma turnê que vai passar pelo Acre e depois México e Texas, nos Estados Unidos. Nas ocasiões ele vai apresentar algumas de suas produções, além de oferecer workshops. “Quero percorrer o Brasil no ano que vem para passar minha experiência a outros diretores”, conta.

Além disso, o cineasta planeja um museu do Zé do Caixão, mas ainda não sabe como nem onde deve montá-lo.

No ritmo de celebrações do cinquentenário de seu primeiro sucesso, Mojica quer lançar também a versão definitiva de “A Praga”, gravado há cerca de 20 anos e finalizado pelo cineasta Eugênio Puppo.

Uma versão chegou a ser exibida em outubro de 2007 em uma mostra realizada no Centro Cultural Banco do Brasil, mas, segundo Mojica, o filme precisava passar por mudanças. “O Puppo que está com o filme. Não sei porque ele não foi lançado ainda”, comenta. Procurado pelo Metro, Puppo não retornou o contato para falar sobre o assunto.

Tags

Últimas Notícias