4 erros que você deve evitar na gestão do seu negócio

Por Metro Jornal

Muita gente que já passou por isto sabe que o sonho de ter o próprio negócio pode se tornar um pesadelo. Afinal, gerir um pequeno negócio é um grande desafio, que exige do empreendedor trabalho duro por longas horas, além de administrar os funcionários e fazer a contabilidade da empresa, em muitos casos.

É por esta situação, de ter de ficar "com um olho no gato e outro no peixe", que grande parte das PMEs fracassam na tentativa de sobreviver aos dois primeiros anos de operação.

A Intuit, que oferece soluções para planejar e simplificar a vida financeira de pequenas empresas, separou quatro armadilhas recorrentes para serem evitadas pelas startups. Confira:

1 – Não misture despesas pessoais com os gastos da empresa
É essencial manter todas as despesas pessoais separadas dos gastos da empresa, pois isso permite ter um melhor controle do seu negócio. Desde o início, tenha uma conta corrente empresarial separada. Isso também torna a preparação do Imposto de Renda um processo muito mais rápido e preciso, pois não será necessário perder horas tentando lembrar quais compras eram para você e quais eram para o seu negócio.

2 – Não ignore a contabilidade da sua empresa
Para sobreviver e prosperar, microempresários devem fazer da gestão financeira uma prioridade principal. Softwares de gestão financeira para micro e pequenos negócios, como QuickBooks ZeroPaper, são plataformas amplas que permitem monitorar fluxo de caixa, gerenciar gastos, registrar despesas e emitir notas fiscais eletrônicas em uma única interface.
As soluções tecnológicas vêm justamente para otimizar a vida do microempreendedor e permitem que ele tenha acesso aos seus dados financeiros de qualquer lugar e sempre que for necessário.

3 – Não ignore os detalhes do planejamento
O empresário de sucesso Richard Branson diz que abrir um negócio é como pintar: “Você tem uma tela em branco, você está preenchendo a tela e tentando acertar cada pequeno detalhe“.
Ao iniciar o planejamento de um novo negócio é primordial estudar o mercado desejado e avaliar os principais detalhes que serão diferenciais para o sucesso. O empreendedor que inicia o processo mapeando todas as possibilidades e preenche a “tela em branco” tem mais chances da empresa prosperar.

4 – Evite microgerenciar
Uma característica comum a muitos microempreendedores é a obsessão em querer fazer tudo – também conhecida como microgerenciar tarefas. Isso vem da crença de que ninguém mais é capaz de executar a tarefa em questão do jeito certo. Aprenda a delegar funções a seus funcionários, isso vai fornecer tempo livre para focar em estratégias de perspectiva geral, bem como lidar com clientes importantes. Isso também aumenta a motivação da equipe, promovendo maior satisfação profissional, performance e proatividade do seu time.

Para saber mais sobre a Intuit, clique aqui.

Para saber mais sobre o QuickBooks ZeroPaper, clique aqui

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo