Foco

Veja como consultar e pagar o IPVA 2018 pela internet

José f. OGURA/Aen

Já é possível consultar o valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2018. A data de vencimento da placa do veículo indica o dia em que o proprietário deve quitar o imposto em cota única (e, assim, conseguir um desconto) ou pagar a primeira parcela do tributo.

ANÚNCIO

É importante ficar atento: os carros com placa final 1 e 2 deverão realizar o pagamento da primeira parcela do imposto (ou cota única com desconto) nos dias 9 e 10 de janeiro.

Leia mais:
IPVA e IPTU: Veja se é melhor pagar à vista ou parcelar
Metrô, trens e ônibus sobem para R$ 4 neste domingo
Moradores de SP começam a receber o carnê do IPTU no dia 16
Dono de carro de luxo irá pagar o maior IPVA de São Paulo, confira

Recomendados

Como conferir?

Utilizando o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor) e a placa do veículo, os motoristas poderão verificar quanto deverá ser pago no imposto pelo site  www.valoripva2018.fazenda.sp.gov.br.

Também é possível realizar a consulta em qualquer terminal de autoatendimento do Detran e nos bancos, apenas com o número do Renavan.

A partir deste mês, o contribuinte que desejar também pode optar pelo licenciamento antecipado e realizar o pagamento independentemente do número final da placa do veículo, da seguinte forma:

  1. em cota única, até o dia 22 de janeiro, com desconto de 3%
  2. em cota única, até o dia 27 de fevereiro, sem desconto
  3. até o dia 22 de março, relativamente ao pagamento da terceira parcela, quando tenha ocorrido a opção pelo parcelamento

Como pagar?

O IPVA 2018 pode ser pago em cota única, no mês de janeiro, o que garante um desconto de 3%. O imposto também pode ser parcelado em três vezes (janeiro, fevereiro e março). É possível ainda quitar o imposto sem desconto, em fevereiro.

Para fazer o pagamento do IPVA é preciso comparecer a uma agência bancária credenciada, com o número do Renavam. O recolhimento do valor pode ser feito no próprio guichê ou ainda nos terminais de autoatendimento, via débito automático ou pela internet.

Tags

Últimas Notícias