Foco

Hackers invadem bancos em esquema para roubar caixas eletrônicos

Um grupo de hackers russos roubou cerca de US$ 10 milhões de pelo menos 18 bancos principalmente norte-americanos e russos nos últimos anos, visando sistemas de transferência interbancária, disse uma empresa de segurança com sede em Moscou nesta segunda-feira.

O Group-IB advertiu que os ataques, que começaram há 18 meses e que permitem que o dinheiro seja roubado de caixas eletrônicos, parecem estar em andamento e que os bancos da América Latina podem ser os próximos alvos.

O primeiro ataque ocorreu no segundo trimestre de 2016 contra bancos na rede “Star”, da First Data, maior sistema de mensagens bancárias dos EUA que conecta caixas eletrônicos em mais de 5 mil organizações, disseram pesquisadores do Group-IB em relatório.

Recomendados

Em um comunicado, a First Data disse que uma série de pequenas instituições financeiras que operam na rede “Star” teve suas credenciais violadas pela administração de cartões de débito no início de 2016, levando a First Data a implementar novos controles de segurança. A empresa disse que a rede “Star” nunca foi violada.

A empresa disse que continuava investigando uma série de incidentes onde os hackers estudavam como fazer transferências de dinheiro através do sistema bancário “Swift”, mas não disse se tais ataques foram realizados com sucesso.

A Swift disse em outubro que os hackers ainda estavam visando seu sistema de mensagens interbancárias, mas os controles de segurança instituídos após o roubo de US$ 81 milhões no banco central de Bangladesh frustraram muitas dessas tentativas.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos