Mulheres trabalham o dobro de horas que homens em casa

Por Metro Jornal
Image Source/Folhapress
Mulheres trabalham o dobro de horas que homens em casa

Mais de 80% dos brasileiros acima de 14 anos de idade realizam tarefas domésticas no domicílio ou na casa de parentes, o equivalente a 135,5 milhões de pessoas. Segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2016, 89,8% mulheres tiveram atividades domésticas. Entre os homens, esse percentual cai para 71,9%.

A pesquisa mostra ainda que as mulheres dedicam quase o dobro de horas a afazeres domésticos ou cuidados de pessoas. A média geral é de 16,7 horas, por semana, com predomínio de mulheres (20,9 horas por semana). Entre os homens, a média alcança 11,1 horas por semana.

“As mulheres, além de ter uma taxa de realização maior, dedicam mais horas a essas atividades do que os homens”, disse a economista do IBGE Alessandra Brito.

A principal atividade em 2016 foi preparar ou servir alimentos, arrumar a mesa ou lavar a louça, com taxa de realização de 80%. As mulheres são de novo o destaque, com 95,7%, contra 58,5% dos homens.

Em seguida, vem o cuidado com a limpeza ou a manutenção de roupas e sapatos, com 76%, com participação de 90,8% das mulheres e de 55,7% dos homens.

A única atividade de afazeres domésticos em que os homens apresentam um índice superior é a de pequenos reparos ou de manutenção do domicílio, de 65%, contra 33,9% para as mulheres.

Do total de 166,7 milhões de pessoas em idade de trabalhar em 2016, 26,9% cuidaram de moradores do domicílio ou de parentes não moradores, correspondendo a 44,9 milhões de pessoas. As mulheres também têm uma taxa de participação maior que a dos homens nessa atividade: 32,4% contra 21,0%.

Afazeres domésticos Reprodução
Loading...
Revisa el siguiente artículo