Foco

Meirelles diz que Natal de 2017 será o melhor em muito tempo

Paulo Whitaker/Reuters

Com a retomada do crédito e do emprego, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta segunda-feira, 27, que o País deverá ter neste ano o melhor Natal «em muito tempo». «Acredito que a economia está tomando ritmo», comentou o titular da pasta da Fazenda, após participar de jantar na capital paulista com executivos do Santander.

ANÚNCIO

Segundo Meirelles, dada a reação da economia e a volta da criação de postos de trabalho, não há mais urgência de medidas de estímulo ao consumo, como aconteceu quando o governo liberou os saques de contas inativas do FGTS.

«Tínhamos em algum momento a necessidade grande de ter todas medidas possíveis visando retomar a economia», disse o ministro. «Agora, a economia está crescendo e empregos estão sendo criados Foram criados quase 80 mil empregos em outubro», acrescentou.

Recomendados

Meirelles frisou que, por outro lado, o crédito está crescendo a ritmo satisfatório e tende a acelerar essa retomada com medidas de facilitação como a criação da duplicata eletrônica, beneficiando a pequenas empresas, e o cadastro positivo. O projeto de recuperação judicial também será importante para a volta do crédito empresarial, observou.

«Precisamos reforçar agora todo esse processo de recuperação através de medidas que melhorem o desempenho e a produtividade da economia», salientou o ministro. Ele reforçou, nesse sentido, a expectativa de aprovação da reforma da Previdência na Câmara no fim deste ano ou, no mais tardar, começo de 2018, citando o cronograma do presidente da Casa Legislativa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Meirelles garantiu que, após as mudanças nas regras das aposentadorias, a reforma tributária segue viável para aprovação até o fim do mandato do presidente Michel Temer (PMDB). «Estamos trabalhando intensamente nela».

Tags

Últimas Notícias