Aproveite a Black Friday para realizar sonho da casa própria

Por Metro Jornal São Paulo
Divulgação
Aproveite a Black Friday para realizar sonho da casa própria

Acredite, milhares de imóveis de todos os tamanhos estarão à venda com descontos que beiram os 50% na Black Friday. Os portais de classificados Zap e VivaReal, além da rede de imobiliárias Lello, anunciaram reduções de até 40% no preço das unidades para aluguel e venda. A Lello oferece mais de mil imóveis residenciais e comerciais com até 39% de desconto na cidade de São Paulo e no ABC. Como exemplo, um sobrado na zona leste da capital paulista, com preço original de R$ 550 mil, será negociado por R$ 375 mil (32% de desconto).

Mas adquirir um imóvel é bem diferente de comprar uma lembrancinha, certo? O Procon recomenda que os interessados procurem síndicos e moradores de outros empreendimentos da mesma construtora, para se informar da qualidade da construção e do serviço. A entidade orienta ainda que os compradores guardem todos os panfletos (reais ou virtuais) publicitários do imóvel, para garantir o cumprimento das ofertas pelas construtoras. E atenção: para uma compra desse porte, você naturalmente não é obrigado a fechar o negócio na sexta-feira: se realmente se interessar, você pode assinar uma intenção de compra que serve como reserva, para conferir toda a documentação nas semanas seguintes.

Saiba quais são os quatro dos perfis mais comuns de compradores de imóveis e escolha a melhor alternativa.

Tenho pelo menos 50% do valor do imóvel (incluindo FGTS)

O financiamento imobiliário é o mais indicado nesse caso, porque você tem poder de barganha (o proprietário poderá receber à vista do banco). Pesquise as taxas de cada banco e use o FGTS, que vai ajudar a diminuir o valor das prestações e acelerar a quitação total.

Tenho dinheiro guardado e quero investir em imóveis

Se você já tem dinheiro guardado, é uma boa hora para encontrar ofertas com até de 50% de desconto. Mas é preciso muita atenção: o imóvel pode ter dívidas de IPTU e condomínio.

Não tenho dinheiro nem pressa e sou organizado

Aguarde mais um pouco e junte dinheiro, investindo em produtos de renda fixa como CDBs e títulos públicos. Evite a poupança, que atualmente perde até para a inflação. Com o dinheiro na mão, você poderá encontrar descontos maiores.

Não tenho dinheiro nem pressa, mas não consigo guardar dinheiro

O consórcio pode te ajudar. Essa modalidade funciona como uma poupança “obrigatória”, com boletos mensais. Mas atenção: o preço do imóvel pode variar entre o momento da contratação e a contemplação efetiva.

Black Friday
Loading...
Revisa el siguiente artículo