Dicas para aproveitar a Black Friday com segurança na web

Por Metro Jornal
Paulo Pinto/Fotos Públicas
Dicas para aproveitar a Black Friday com  segurança na web

 A Black Friday está chegando e, segundo pesquisa encomendada pelo Google, 92% dos entrevistados planejam aproveitar a data para comprar algum produto ou experiência.

Como a data é uma ótima oportunidade para o e-commerce, muitos varejistas oferecem descontos que estimulam ainda mais as compras on-line. Porém, é preciso ter cuidado com sites maliciosos que podem acabar gerando uma experiência ruim ao usuário.

Para aqueles que não estão acostumados a comprar on-line, confira abaixo 10 dicas selecionadas pelo Google para evitar promoções e sites falsos:

 

  • 1.    Busque sobre o site que promove a oferta: Informe-se sobre o histórico comercial dele e faça uma busca para ver avaliações de outros compradores. Além disso, compare o preço que você encontrou com outros sites.
  • 2.    Confira as condições da página: Se o site apresentar erros de gramática ou ortografia e usar imagens de baixa qualidade copiadas do site oficial, é possível que ele esteja vendendo produtos falsos.
  • 3.    Preste atenção na barra de endereço do navegador: Malwares em sites falsos podem instalar softwares indesejados no seu computador sem que você perceba. Alguns sites invadidos não redirecionam você automaticamente a uma página diferente, mas podem ter conteúdo irrelevante e com spam. É importante prestar atenção na barra de endereço para ter certeza de que o site ao qual você foi enviado é o mesmo do link no qual você clicou.
  • 4.    Registre todas as transações: Ter uma cópia digital ou impressa de grandes transações pode ser útil caso você precise fazer uma devolução ou contestar cobranças não autorizadas feitas à sua conta.
  • 5.    Evite inserir informações pessoais em sites suspeitos: Se te pedirem informações pessoais além do que é exigido para comprar um produto (informações da conta bancária, respostas a perguntas de segurança ou senhas), tome cuidado, pois pode indicar uma tentativa de phishing. Veja aqui algumas dicas para evitar e denunciar sites de phishing.
  • 6.    Tenha certeza de que suas senhas sejam fortes: Não reutilize as mesmas senhas em diversas contas e lembre-se de trocá-las com frequência, ainda mais se você suspeitar que sua conta possa estar em risco. Confira mais dicas de como escolher uma senha inteligente.
  • 7.    Use seus próprios dispositivos para realizar as compras: Evite colocar informações financeiras (por exemplo, conta bancária, de cartão de crédito ou sites de comércio) em computadores públicos ou compartilhados. Se precisar fazer o acesso, lembre-se de sair da conta por completo e fechar a janela do navegador após o término da operação.
  • 8.    Leia as letras miúdas: Certifique-se de que você conhece bem a forma de envio do produto, a garantia e a política de devolução. Algumas lojas oferecem reembolso completo, enquanto outras cobram taxas de reposição e fornecem somente crédito na loja.
  • 9.      Verifique se você recebeu pelo que pagou: Após receber o item, faça uma avaliação geral para ter certeza de que está tudo certo. Quanto mais cedo for detectado um caso de fraude, maiores serão suas chances de resolvê-lo.
  • 10.  Confira os endereços quando digitar na barra de endereço do seu navegador: Cuidado com os endereços incorretos. Há sites que usam um método chamado "typosquatting": são sites que se parecem com os originais, mas estão configurados para coletar as informações da sua conta.
Loading...
Revisa el siguiente artículo