Foco

Como empreender no setor musical

No Brasil, existem 14 oportunidades de negócio diretamente relacionadas com a indústria da música, segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas. As áreas abrangem atividades fonográficas, de direitos autorais e do show business.

E com os avanços tecnológicos esses negócios estão ganhando uma nova cara. Entre as atividades em ascensão, Miguel De Laet, professor  da pós-graduação em Negócios da Música da Anhembi Morumbi,  cita o desenvolvimento de aplicativos para produção musical ou voltados ao ensino musical, streaming e distribuição de música digital,  composição de trilha sonora para games e a área de eventos e shows com a aposta em tecnologias e formas de promover uma maior interatividade e experiência sensorial. “A música está deixando de ser apenas uma ‘experiência auditiva’ para se tornar uma experiência cada vez mais multimídia”, afirma.

Mas um dos grandes desafios a serem superados para o desenvolvimento do mercado musical brasileiro é a informalidade. Hoje, o Brasil conta com 97.625 pequenos negócios formalizados no setor. “Fora isso, há ausência de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da indústria da música e de linhas de crédito para o investimento na cadeia produtiva”, afirma Denise Trevellin Forini, da área de economia criativa do Sebrae.

Outro desafio é a baixa qualificação gerencial dos empreendedores musicais. “Alguns dos aspectos negativos da baixa qualificação são: baixo nível de inovação nos modelos de negócios, alto risco de contencioso trabalhista e previdenciário e relações comerciais frágeis, sem perspectivas de longo prazo, entre outros”, diz Denise.  

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos