Foco

Bancos aprovam novas regras de negociação de dívidas

Marcos Santos/USP Imagens

Os bancos seguirão regras novas e padronizadas para a negociação de dívidas. As normas, aprovadas na última quinta-feira pelo Conselho de Autorregulação Bancária da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), incluem a negociação com consumidores adimplentes, mas com índice alto de endividamento, e o atendimento especial para alguns casos.

ANÚNCIO

Para evitar a situação de inadimplência, os bancos terão políticas de monitoramento dos consumidores endividados, com a adoção de medidas ativas e preventivas, além de ações voltadas a orientação financeira. Já para os casos de dívidas causadas por desemprego, morte, doença grave ou divórcio, serão oferecidas propostas específicas para reestruturação das dívidas, com parcelamentos e liquidações antecipadas, além de outros produtos disponíveis.

Segundo a Febraban, os bancos também vão ampliar a transparência sobre os canais oferecidos para negociação de dívidas e facilitar o acesso a informações sobre a evolução da dívida e prazo para retirada do nome do consumidor dos cadastros de inadimplentes.

O objetivo com as novas regras, que entram em vigor em 180 dias, é evitar que os conflitos cheguem aos órgãos de defesa do consumidor e à Justiça. Atualmente fazem parte do Sistema de Autorregulação 18 instituições financeiras, que representam mais de 90% do setor.

Tags


Últimas Notícias