Foco

Após 50 anos, primeiro caixa eletrônico do mundo é transformado em ouro

O primeiro caixa eletrônico do mundo foi transformado em ouro para as comemorações de seu 50º aniversário. Criação do inventor escocês Shepherd-Barron, a máquina foi inaugurada em 27 de junho de 1967 em uma agência do Barclays em Enfield, no norte de Londres, uma de seis encomendadas pelo banco.

O ator inglês Reg Varney, que estrelou o programa humorístico britânico “On The Buses”, foi a primeira pessoa a retirar dinheiro na nova máquina.

Hoje, existem estimados três milhões de caixas eletrônicos em todo o globo, sendo 70 mil só no Reino Unido, que disponibilizaram 175 bilhões de libras esterlinas em 2016. A máquina mais ao norte se encontra em Longyearbyen, Svalbard, Noruega, e a mais ao sul na estação de McMurdo, no Polo Sul. No Brasil, o número de caixas eletrônicos chegou a 185 mil em 2016, segundo dados da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Recomendados

Para comemorar o aniversário, o Barclays transformou o caixa de sua filial de Enfield em ouro, acrescentou uma placa comemorativa e instalou um tapete vermelho diante dela para os usuários.

“Embora os últimos anos tenham testemunhado um grande crescimento dos bancos digitais e pagamentos com cartão, o dinheiro continua sendo uma parte crucial do cotidiano da maioria das pessoas”, disse Raheel Ahmed, diretor de Experiência do Cliente e de Canais do Barclays.   

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos