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Consumidores ignoram dívida no rotativo do cartão

Mesmo com as recentes mudanças nas regras e alertas de especialistas, boa parte dos consumidores desconhece o uso do rotativo do cartão de crédito como uma prática que leva ao endividamento. Pesquisa do aplicativo de finanças pessoais GuiaBolso  mostra que 40% entre aqueles que já têm atrasos no cartão não se reconhecem como endividados ou não sabem responder.

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O aplicativo identificou usuários em sua plataforma que pagaram juros do rotativo nos últimos 30 dias. Dos 1.554 entrevistados, no final de maio, 50,3% disseram não ter usado o rotativo nos últimos 30 dias ou não souberam responder ao questionamento.

O rotativo é o crédito tomado pelo consumidor quando ele paga menos que o valor integral da fatura do cartão. Apesar da forte queda de juros após o Banco Central mudar, em abril, as regras na modalidade, a linha segue como a mais cara do mercado de crédito.

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Além disso, alerta Thiago Alvarez, sócio do GuiaBolso, pelas novas regras do BC, o consumidor que não conseguir pagar integralmente a fatura do cartão de crédito somente poderá ficar no rotativo por 30 dias. Depois desse período, se não for quitada, a dívida será migrada automaticamente para o crédito parcelado se o consumidor não se manifestar.

“Se o consumidor nem reconhece que tem a dívida no rotativo, está deixando o banco determinar as condições desse parcelamento”, afirma.

O que fazer
Segundo Alvarez, o recomendado para o consumidor que entrou no rotativo do cartão é quitar a dívida se tiver dinheiro. “Quem está sem dinheiro talvez tenha um bem que possa se desfazer para pagar o cartão”, diz o especialista.

Outra opção é buscar uma linha de crédito mais barata para quitar o débito. Embora o juro do parcelamento automático oferecido agora pelos bancos seja inferior ao do rotativo, há linhas de crédito pessoal, por exemplo, com taxas bem menores. “É preciso pesquisar”, afirma Alvarez.

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