Pernil e cerveja têm maior alta de preços em cesta de Natal

Por fabiosaraiva
Vendas de cerveja devem avançar 16,8% neste ano | Nilton Fukuda/Folhapress Vendas de cerveja devem avançar 16,8% neste ano | Nilton Fukuda/Folhapress

Os supermercados esperam crescimento de 14,1% nas vendas de produtos típicos durante as festas deste fim de ano. Segundo a  Abras (Associação Brasileira de Supermercados), apesar da projeção de alta, a taxa é inferior à estimativa feita para as vendas do ano passado, quando se previa um aumento de 14,9%.

Entre os produtos mais procurados neste período do ano, o pernil é o que deve ficar mais caro em relação ao ano passado. Pesquisa da entidade constatou uma  alta de 12,2% no preço do produto.

A cerveja também vai pesar mais no bolso do consumidor, com elevação de 12%. Em seguida, estão o lombo (11,8%), o refrigerante (11,6%) e o frango congelado (11,3%).

Apesar de ficar mais cara, a cerveja é o item com previsão de maior crescimento de vendas no período natalino: 16,8%. No ano passado, na mesma época, a estimativa era 15,3% de alta nas vendas.

Para este ano, depois da cerveja, aparece o refrigerante, com alta prevista de 16,2%. O percentual também é maior do que o verificado no período de festas de 2013, que foi 15,2%. Os demais itens analisados na pesquisa da Abras apresentam recuo na expectativa de vendas. O maior deles foi o de peixes frescos, que caiu de 9,6% para 6%, seguido pelo bacalhau, de 11,9% para 8,4%.

No grupo de produtos de época, o lombo suíno é o que apresenta maior expectativa de aumento de vendas, 15,5%. Os supermercados também esperam grande procura de  panetones, com incremento de 13,8%, assim como de bebidas natalinas (13,6%) e frutas da época (13,5%). Nos itens importados, os vinhos ganham destaque, com estimativa de 10,8% de crescimento nas vendas.

“Após a Copa do Mundo e as eleições, que interferiram na frequência de compra nos supermercados, é esperada uma retomada maior do consumo motivado pelas festas. No geral, as encomendas seguem fortes, e acreditamos que o Natal e o Réveillon 2014 serão de grandes vendas para o setor”, disse o presidente do Conselho Consultivo da Abras, Sussumu Honda.

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