Foco

Pagar escola de uma só vez é boa opção para economizar

O pagamento à vista e antecipado das mensalidades escolares pode ser mais vantajoso do que a opção de manter o dinheiro aplicado em investimentos de baixo risco e fazer a quitação mês a mês. Com descontos que podem ser oferecidos pelas escolas, a alternativa de pagamento de uma só vez pode se tornar mais atraente para os pais.
A pedido do Metro Jornal, o especialista em finanças Samy Dana, professor de economia da FGV (Fundação Getulio Vargas), fez uma simulação que considera descontos de 3%, 5% e 10% para o pagamento à vista de uma mensalidade de R$ 1,5 mil. Segundo os cálculos, nos casos de abatimentos de 5% e de 10% a opção de pagamento à vista vale mais a pena.
“Só não compensa, claro, se o desconto for muito baixo”, destaca Dana. Na simulação realizada por ele, um desconto de 3% não é favorável (veja ao lado). A dica dos especialistas é sempre buscar uma negociação com as instituições.

Planejamento
Dana, entretanto, faz um alerta. Segundo ele, é preciso ter planejamento e verificar as condições. “Se o fluxo financeiro da família é incerto, pode acontecer de ela ficar sem dinheiro e precisar recorrer ao cheque especial ou ao cartão de crédito”. Nesses cenários, aponta, o consumidor cai em uma armadilha com os juros praticados.
Outra dica é fazer a conta global das despesas da família, especialmente as de começo de ano. “É preciso se lembrar que taxas, como IPTU e IPVA, seguro de automóveis e plano de saúde também têm descontos”.
“Se você erra na métrica de um, a economia pode ir por água abaixo”, alerta o especialista.

arte pagar escola

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos