Produção de veículos cresce 14% em setembro

Por Carolina Santos
Setor acumula ainda queda de 16,8% em 2014 | Fabio Braga/Folhapress Setor acumula ainda queda de 16,8% em 2014 | Fabio Braga/Folhapress

O Brasil encerrou setembro com produção de 300,8 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, alta de 13,7% sobre em agosto, segundo a Anfavea (associação que representa o setor). O aumento é resultado  da chegada de novos modelos nacionais ao mercado e do crescimento de 8,7% nas vendas no período.

No ano, no entanto, a produção ainda acumula queda de 16,8%. Na comparação com igual mês de 2013, o volume produzido recuou 6,7%.

A Anfavea manteve as expectativas para o ano, que tinham sido reduzidas em julho. A projeção é de recuo de 10% produção e declínio de 5,4% nas vendas no país.

Em setembro, o estoque de automóveis no país cresceu para 404,5 mil veículos, ante 385,7 mil em agosto. O volume corresponde a 41 dias de vendas. Para esvaziar os pátios, as montadoras esperam os efeitos das medidas de estímulo ao crédito anunciadas pelo Banco Central em agosto.

“As medidas de estímulo ao crédito começaram a surtir efeito ao longo do mês e esperamos que se intensifiquem ainda mais no último trimestre do ano”, disse o presidente da Anfavea, Luiz Moan. 

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo