Mantega diz que reajuste da tabela do IR está assegurado

Por Carolina Santos
Mantega falou sobre o reajuste da tabela do IR | ABr Mantega falou sobre o reajuste da tabela do IR | ABr

A correção dos valores da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) a partir do ano-calendário de 2015 está assegurada, disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta terça-feira, em Brasília.

“Vamos resolver isso com nova lei. Não vamos deixar sem essa revisão da tabela”, afirmou.

A correção em 4,5% dos valores da tabela do IR da pessoa física para 2015 foi anunciada pela presidente Dilma Rousseff no fim de abril deste ano, em pronunciamento em rede nacional de TV e rádio na véspera do Dia do Trabalho.

O benefício consta da Medida Provisória 644, que perdeu validade sem ser aprovada pelo Congresso.

Questionado sobre a perda de validade da Medida Provisória, Mantega informou que a correção está assegurada, mas não indicou como o governo fará para aprovar a medida no Congresso.

Pelas condições atuais, estão isentos do recolhimento do IR os trabalhadores que recebem até R$ 1.787,77 por mês, e com o reajuste, a isenção deve passar a R$ 1.868,22.

Gasolina

O ministro Mantega voltou a sinalizar que pode ocorrer um aumento da gasolina ainda este ano. “Todo ano tem aumento da gasolina. Este ano não será diferente. No ano passado, nós tivemos dois aumentos da gasolina. Não é uma regra fixa, mas todo ano nós podemos ter um ou dois aumentos da gasolina”, disse.

O reajuste seria o primeiro deste ano. O último ocorreu em novembro do ano passado, quando a gasolina subiu cerca de 4%, e o diesel, 8%.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo