Bancos reduzem taxas de juros para compra de carro

Roosevelt Cassio/Reuters Caixa espera movimentar R$ 300 milhões em feirão neste semana | Mateus Bruxel/Folhapress | Roosevelt Cassio/Reuters

Em um dos primeiros sinais do impacto das medidas do Banco Central  para estimular a oferta de crédito, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander reduziram os juros de suas linhas de financiamento para carros. Com os cortes promovidos, as taxas das três instituições ficaram abaixo de 1%.

O Itaú alterou o juro mínimo de financiamento de veículos novos de 1,30% para 0,99% ao mês. A nova taxa beneficia correntistas e não correntistas, que poderão financiar veículos zero km com prazo de até 24 meses. A oferta vale até 10 de setembro.

Já o Santander passa a oferecer a correntistas e não correntistas uma taxa a partir de 0,97% ao mês para financiar veículos novos e seminovos. O juro é válido para pagamentos em até 12 meses e veículos fabricados a partir de 2011.

A Caixa, por sua vez, vai promover um feirão em 1.110 concessionárias de carros do país. Durante o Salão Auto Caixa, que será realizado entre a próxima quinta-feira e sábado, gerentes do banco vão oferecer financiamentos de carros novos e usados em até 60 meses, com taxas de juros a partir de 0,93% ao mês. O consumidor também poderá pagar a primeira parcela apenas em janeiro do ano que vem.

Mesmo com a redução das taxas de juros, o consultor financeiro Mauro Calil afirma que é melhor guardar o dinheiro em uma aplicação, oferecer um valor elevado de entrada e negociar um desconto. “Comprar com financiamento nunca é um bom negócio. O juro é sempre maior que o rendimento de qualquer aplicação. E o carro é um bem que desvaloriza”, afirma.

O movimento de corte de taxas de juros ocorre após o governo anunciar medidas para estimular a oferta de crédito. No caso de veículos, após oferecer financiamento em prazos de até cinco anos e com parcela de entrada perto de zero nos últimos anos, os bancos frearam a concessão de crédito diante do aumento do risco de inadimplência.

Luis Fernando Staub, diretor executivo do Itaú Unibanco responsável pela área de financiamento de veículos, diz que a decisão  de reduzir os juros na modalidade “é uma importante contribuição ao país para incentivar o financiamento de automóveis com crédito sustentável e com isso estimular a economia brasileira”.

A Caixa espera movimentar R$ 300 milhões em financiamentos durante o feirão nesta semana. O banco também vai oferecer brindes como sensor de estacionamento, películas para vidros e parcelamento do seguro em até dez vezes sem juros pelo Caixa Seguro Auto. 

Loading...
Revisa el siguiente artículo