Foco

Clima econômico da América Latina é o pior desde 2009, aponta FGV

pessimismoO clima econômico na América Latina em julho é o pior desde 2009, segundo indicador divulgado nesta quinta-feira  pela FGV (Fundação Getulio Vargas). O índice, que é feito em parceria com o instituo alemão Ifo, passou de 90 pontos em abril para 84 pontos em julho. No Brasil, a pontuação ficou abaixo da registrada pela Argentina, que passa por uma crise financeira.

A principal contribuição para a queda na região veio da avaliação do momento atual, que caiu de 82 para 72 pontos. Indicadores acima de 100 indicam expansão na economia; abaixo desse patamar sinalizam tendência recessiva.

O Brasil, que é a segunda maior economia em termos de comércio na região, depois do México, registrou piora em todos os indicadores. O subíndice que se refere às expectativas caiu de 98 para 96 pontos no mesmo período.

Recomendados

A pontuação do Brasil no ICE (Índice de Clima Econômico), de 55 pontos, é pior que a da Argentina (57). A maior pontuação de julho foi do Reino Unido que chegou a 147 pontos. No ranking dos últimos quatro trimestres o Brasil ficou em nono lugar.

A piora não é influenciada por questões externas mas doméstica, segundo a FGV. O Indicador de Clima Econômico na região caiu 7%, enquanto no agregado mundial houve aumento de 3%. O Brasil teve queda de 22% entre abril e julho. O ICE do México cresceu 4% neste período. 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos