Jornal britânico compara PIB brasileiro à ‘dança da cordinha’

Por lyafichmann

O “Financial Times” comparou nesta terça-feira as projeções para o crescimento da economia brasileira neste ano parecem a “dança da cordinha”, fazendo um paralelo com a brincadeira na qual a corda vai baixando gradualmente para que a pessoa passe por baixo dela. Segundo texto publicado no blog Beyond Brics do jornal britânico, assim como na brincadeira, as previsões feitas por economistas brasileiros ficam “um pouquinho mais baixas”, a cada semana.

O blog faz referência ao boletim Focus, que traz as projeções para os principais indicadores da economia brasileira coletadas semanalmente pelo Banco Central. No último levantamento, divulgado na segunda-feira, a projeção para o PIB caiu pela 11ª semana seguida, de 0,86% para 0,81%. Para 2015, foi revisada de 1,20% para 1,50%

Para o “Financial Times”, no entanto, isso parece não estar incomodando os eleitores. O blog cita a última pesquisa Ibope, que mostrou uma leve alta da aprovação ao governo da atual presidente, Dilma Rousseff, de 31% para 32%.

O boletim Focus mostra que o cenário de PIB fraco e inflação elevada deve continuar no próximo mandato. Segundo os economistas, até 2018, a inflação continuará acima do centro da meta, de 4,5%, e o PIB crescerá abaixo de 3% até 2016.

pib-economia

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo