54% dos consumidores já sofreram golpes, segundo SPC

Por Carolina Santos

Mais da metade (54%) dos consumidores brasileiros foram vítimas de algum tipo de fraude nos últimos doze meses, segundo pesquisa do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. Somente nas capitais, 5,4 milhões de brasileiros foram vítima de golpes.

Segundo os pesquisadores, muitos brasileiros, mesmo sendo vítimas de golpe, não têm plena consciência de que foram enganados. Quando questionados se já foram vítimas de fato, apenas 28% disseram que sim, percentual bem menor do que o obtido, quando os pesquisadores fizeram perguntas estimulando as situações de fraude (54%).

“Em muitos casos os consumidores são fraudados e acham que estão lidando com uma situação normal. Esse desconhecimento é grave, porque deixa o golpista impune, estimula novas práticas e dificulta a vida do consumidor na hora de buscar um possível ressarcimento”, diz José Vignoli, educador financeiro do portal Meu Bolso Feliz,  do SPC Brasil.

Foram classificados 19 tipos diferentes de golpes, comumente encontrados no comércio, no setor de serviços, no sistema bancário e na internet. O mais citado foi a propaganda enganosa, com 31%, seguida pela prática de entregar um serviço diferente do que foi contratado (21%). Dificuldades de acionar a garantia após a compra de um produto e problemas com combustível adulterado aparecem na sequência, com 12% e 10% dos casos, respectivamente. Fraudes com cartão de crédito (5%) e o golpe da pirâmide financeira (5%) aparecem com percentuais menores.

tipos-de-golpe-620

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo