Etanol perde vantagem para a gasolina em todos os Estados

Por Caio Cuccino Teixeira

O etanol nos postos de combustíveis perdeu competitividade para a gasolina em todos os Estados do país e também no Distrito Federal na semana de 16 a 22 de março. Na semana anterior, o biocombustível ainda era mais vantajoso em Goiás, onde seu preço equivalia a menos de 70% do valor da gasolina.

Em um mês, os preços do etanol subiram em 24 Estados e no Distrito Federal e caíram no Pará e Roraima, segundo dados da ANP (Agência Nacional de Petróleo). Em São Paulo, principal Estado consumidor, a cotação acumula alta de 5,67% no período de um mês.

A entressafra de cana-de-açúcar tem pressionado o preço do etanol e da gasolina em todas as regiões do país. E a seca que atingiu a região centro-sul até meados de fevereiro, responsável por 90% da produção de cana no país, vai ainda reduzir a oferta de etanol na safra 2014/15.

A consultoria Datagro estima que a região vá moer 574,6 milhões de toneladas, uma queda de 3,6% em relação à temporada anterior. A produção de etanol será a mais comprometida. Serão produzidos 23,63 bilhões de litros, 7,4% menos do que no ano anterior.

arte-preco-etanol

Loading...
Revisa el siguiente artículo