Mercado prevê inflação de 6,11%, segundo pesquisa do Banco Central

Por Caio Cuccino Teixeira

Economistas de instituições financeiras elevaram a perspectiva de inflação para este ano a 6,11%, 0,10 ponto percentual acima do que previam na semana passada, segundo a pesquisa Focus do Banco Central.

A nova projeção aproxima a taxa do teto da meta do governo, de 6,5%. A elevação da estimativa ocorre após o IPCA registrar alta de 0,69% em fevereiro, acima do esperado, segundo dados divulgados na semana passada.

Nesta segunda-feira, a Fundação Getulio Vargas informou que o IPC-S subiu de 0,71% na primeira semana de março para 0,84% na segunda semana deste mês. O grupo de alimentação passou de uma alta de 1,17% para 1,59%, com destaque para hortaliças e legumes (19,10%).

A deterioração da expectativa de preços ocorre num momento em que o Banco Central reduziu o processo de aperto monetário. Na última reunião do Copom (Comitê , o BC elevou a Selic em 0,25 ponto percentual, para 10,75%, deixando a porta aberta para mais uma alta. Os economistas mantiveram a expectativa para a Selic neste ano em 11%, com a perspectiva de nova elevação de 0,25 ponto percentual na reunião de abril.

arte-inflacao-economia

Loading...
Revisa el siguiente artículo